Whey protein em pó

Whey Protein: O que é, quais os benefícios e como tomar

Um dos suplementos mais famosos e mais utilizados em todo o mundo é o Whey Protein. Sendo um suplemento essencial para o crescimento muscular, o Whey Protein é um produto que apresenta diferentes tipos.

Trata-se de um suplemento proteico que é obtido através do soro do leite. A extração desta proteína é realizada durante o procedimento de conversão do leite em queijo.

O que é o Whey Protein e quais seus componentes?

O Whey Protein se torna uma fonte de proteína mais eficiente para o corpo humano. Contando com BCAA e glutamina em sua composição, o Whey Protein fornece aminoácidos ao seu corpo, os quais são essenciais para o crescimento muscular.

O seu valor biológico é maior do que a grande maioria de outras fontes de proteínas, fator que o torna uma fonte mais eficiente e rápida do que alimentos como frango e carnes. Quanto a filtragem do produto, esta faz com que o Whey Protein possa ser diferido em 3 diferentes grupos, que são: Concentrado, Isolado e Hidrolisado.

Tipos de Whey Protein

O Whey concentrado apresenta um processo de filtragem mais superficial e que conserva diversas propriedades benéficas da proteína. Devido a isso, este tipo de suplemento apresenta uma quantidade menor de proteínas do que os outros tipos, tendo cerca de 70 a 80% de proteínas e o restante de sua composição preenchida por carboidratos e gorduras, sendo o tipo ideal para dietas de redução calórica e para o aumento da massa muscular.

Já o Whey isolado apresenta uma maior concentração de proteínas em sua composição, algo que gira em torno dos 90%. Isso acontece porque o processo de filtração é mais rígido, eliminando uma boa quantidade de substâncias como colesterol, gordura, lactose e até mesmo hidratos de carbono. A eliminação destas substâncias ocasiona em uma maior concentração de proteína no resultado final.

O Whey isolado ajuda na construção muscular e na definição, e é considerada por muitos como uma proteína completa.

E por último temos o Whey hidrolisado, o qual é obtido após um procedimento chamado hidrólise, onde as cadeias de proteína são repartidas em pedaços muito pequenos, os quais são chamados peptídeos. Estes pequenos peptídeos fazem com que a absorção da proteína em seu corpo seja realizada de maneira muito mais rápida.

Além disso, o Whey hidrolisado ainda apresenta uma possibilidade menor de causar reações alérgicas em seu corpo devido a sua utilização.

Benefícios do Whey Protein

Dentre os principais benefícios que o Whey Protein oferece ao seu organismo podemos destacar alguns, como a maior retenção de nitrogênio por parte de seu corpo, fator este que é de extrema importância para o crescimento de seus músculos. Além disso, temos ainda a ação antioxidante do suplemento, que faz com que seu sistema imunológico seja fortalecido e ainda reduz os efeitos de overtraining.

A rápida absorção do Whey Protein em seu organismo é outro fator de destaque do suplemento, uma vez que este fator é fundamental para suplementos utilizados por pessoas que buscam a hipertrofia na musculação.

Isso por que logo após a realização de seus exercícios, os músculos entram no que chamamos de “janela de oportunidades”, onde ele está mais propício a receber minerais e nutrientes, fazendo com que as proteínas e aminoácidos sejam absorvidos com muito mais rapidez e eficiência.

Com isso, o seu corpo apresenta um ambiente anabólico ideal, aumentando a síntese proteica.

A utilização do Whey Protein ainda proporciona uma melhora na performance durante o treino, como indicam pesquisas publicadas em 2014.

Os níveis de colesterol ruim também são diminuídos com a utilização do suplemento, assim como os níveis de colesterol bom são aumentados.

Whey Protein emagrece?

Para quem vê o Whey Protein como um suplemento utilizado exclusivamente para ganhos musculares, engana-se. Uma vez que o suplemento também pode ser utilizado em diversas dietas de emagrecimento, fazendo com que o corpo perca peso sem perder massa magra.

Isso acontece devido ao controle dos níveis de açúcar no sangue que o suplemento proporciona, fazendo com que a fome seja saciada de maneira mais rápida do que com outras fontes de proteínas. No entanto, caso seja dosado e utilizado de maneira errada, o Whey Protein pode auxiliar na engorda.

Quanto e como tomar o Whey Protein?

Quanto a dosagem e administração do Whey Protein, esta pode ser realizada de diversas maneiras diferentes. É muito comum as pessoas que buscam a hipertrofia ingerirem o suplemento despois do treino juntamente com dextrose, uma vez que o carboidrato auxilia na entrada de nutrientes para dentro de suas células. Vale também ressaltar que a “janela de oportunidades” pode durar até 24 horas, como indica alguns estudos, e devido a isso, você não precisa ingerir o suplemento logo após a finalização do treino.

Além disso, muitas pessoas utilizam o Whey Protein logo ao acordar, tendo em conta que passamos por diversas horas sem comer, o que causa o catabolismo. Por isso, o suplemento se torna ideal para evitar este fenômeno devido a sua absorção rápida.

Para ingerir o produto basta você misturar a quantidade indicada de Whey Protein, que geralmente gira em torno de 30 g a 40 g em um shake com 200 ml de água e maltodextrina, dextrose ou até mesmo outras substências, dependendo da ocasião.

Caso você tenha uma alimentação balanceada, não é necessário a utilização de nenhum carboidrato, como os citados acima.

Efeitos colaterais do Whey Protein

O Whey Protein é um suplemento que praticamente não apresenta efeitos colaterais. O principal efeito que pode ser causado pelo suplemento está relacionado a lactose presente na composição do mesmo. Pessoas que apresenta tolerância a lactose podem apresentar sistemas como gases, diarreia, cólicas e até mesmo má digestão.

Nestes casos, é recomendado que você procure pela orientação de algum profissional qualificado na área para indicar a utilização de um Whey Protein isolado, uma vez que muitos dos suplementos desta categoria não contam com a lactose em sua composição.

O Whey Protein é um dos melhores suplementos proteicos do mercado. Vale muito a pena utilizá-lo, independente de qual seja o seu objetivo!

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