Um suplemento muito utilizado por atletas, o ​whey protein isolado​ é  produzido durante o processo de fabricação do queijo, quando são extraídas as proteínas do soro do leite. Colocamos abaixo algumas informações importantes sobre esse poderoso suplemento alimentar.

O que é

O ​whey protein isolado ​é um tipo de ​Whey Protein​, onde se isola a  proteína​ do soro de leite. É um suplemento com grande quantidade de  aminoácidos que são essenciais para a saúde, mas que não são produzidos pelo nosso organismo. Muito nutritivo, eles estão presentes nos alimentos.

A ingestão desse suplemento​ ajuda a suprir a deficiência, desses aminoácidos, que são: triptofano, cisteína, leucina, isoleucina e lisina.

O ​whey protein isolado​ supre as demandas no nosso corpo de forma muito eficaz e ainda é utilizado para fins terapêuticos e estéticos. É uma excelente fonte de BCAA, uma proteína de cadeia ramificada que é primordial para recuperação muscular.

Como é produzido?

Na produção do ​whey protein isolado​, o soro de leite passa por vários processos de filtração, onde as gorduras e outros componentes de  baixo valor nutricional são removidos. O processo resulta em um  composto concentrado de alto valor proteico. É a forma mais pura da  proteína​ do soro de leite, com 90% ou mais de proteína pura e altíssimo  valor biológico. Isso faz com que as proteínas sejam facilmente  absorvidas pelo organismo e melhor absorvidas pelos músculos. Contém  baixíssimo teor ou nenhum carboidrato, gordura ou lactose.

Para que serve whey protein isolado?

O ​whey protein isolado​ é muito usado por atletas e fisiculturistas e pessoas que praticam atividades físicas em geral. Usado também por quem deseja ter maior definição muscular, esse composto alimentar diminui o índice das lesões e auxilia na recuperação de lesões ocasionadas pelo excesso de esforço físico do atleta, no pós-cirúrgico e na recuperação de feridas e queimaduras.

O ​whey protein isolado​ é recomendado na dieta do atleta que  precisa ter reduções de calorias, redução de gorduras e carboidratos. Também é recomendado para pessoas que possuem dificuldade de absorção de proteínas, um fator que pode ser genético. O composto é recomendado em casos de pessoas que têm intolerância a lactose, nesse caso, ele supre as necessidades das proteínas do leite, mas sem a lactose.

Principais benefícios

● Auxiliar na dieta de emagrecimento

● Aumento da massa muscular

● Diminuir altos índices de colesterol

● Melhorar musculatura

● Como suplemento alimentar em casos de deficiência de proteínas, principalmente para pessoas com intolerância à lactose.

Engorda?

Se o ​whey protein isolado​ for consumido adequadamente e sem exageros, o suplemento não engorda; Além de ajudar no ganho de massa  muscular, pode ser usado para quem deseja emagrecer, já que é livre de  gordura e carboidratos, ele acelera o metabolismo e da sensação de  saciedade. Mas deve ser consumido juntamente com uma dieta equilibrada para que seus efeitos sejam significativos.

Como tomar

A dose que você deve tomar de whey protein isolado deve ser baseada  no seu peso com base de 1,2 gramas de proteínas para cada quilo de peso, ou conforme orientação de um profissional. Assim, uma pessoa com 80 quilos deve consumir 96 gramas diárias. Lembrando que alimentos também contém proteína.

Essa recomendação geralmente está escrita no rótulo do produto, lembrando que as doses diárias e forma de ingestão depende muito do objetivo esperado. Vejamos a seguir:

Ao acordar:​ Pode ser ingerido ao acordar para evitar o catabolismo devido ao tempo que ficou sem se alimentar.  ​

Como substituto de lanches:​ Pode ser usado como substituto de lanches, aumentando a saciedade e auxiliando na perda de peso, mas é preciso contratar um profissional orientador, já que não é viável trocas de alimentação natural por shakes e suplementos. Uma dieta balanceada  sempre é a melhor alternativa.

​Depois do treino:​ Se a meta for aumentar a massa muscular, o ​whey protein isolado deve ser consumido imediatamente após o treino, isso para suprir as necessidades gastas com os exercícios.

Antes de dormir:​ O ​whey protein isolado​ pode ser consumido antes de dormir, mas existem outras proteínas mais recomendadas para esse período, elas são proteínas de lenta absorção que funcionam melhor  quando a pessoa está dormindo.

Melhor forma de tomar

O composto é uma farinha que pode ser usado para fazer shakes, misturados com salada de frutas, alguns probióticos, iogurtes e outros produtos. Também usados em receitas de biscoitos, pães, bolinhos e outros.

Já que o ​whey protein isolado é uma proteína que​ foi separada do leite, uma boa alternativa é a solução em água e sucos de frutas.

Como fazer whey protein isolado caseiro

Já que o ​whey protein isolado​ é uma proteína isolada do leite, é possível retirar a gordura, consumindo apenas as substâncias benéficas  para o organismo. Usando o ingrediente principal que será o leite, é possível isolar a proteína de forma caseira. Veja abaixo a receita:

Ingredientes:

  • 1 litro de leite integral (não usar leite em pó);
  • 3 colheres de sopa de vinagre ou suco de limão;
  • Aromatizantes ou especiarias à gosto.

Materiais:

  • Uma panela grande o suficiente para ferver tudo;
  • Coador de papel

Modo de preparo: 

  1. Em uma panela grande, aqueça o leite. Quando surgirem bolhas nas laterais da panela, abaixe o fogo e adicione o vinagre ou o suco de limão. Mexa constantemente.
  2. Quando o leite coalhar completamente, fará separação da parte líquida e sólida. Desligue o fogo e deixe esfriar.
  3. Use o coador de papel para filtrar o soro do leite.
  4. Adicione especiarias como canela, noz moscada, cravo e outras especiarias à gosto.
  5. O composto deve ser mantido na geladeira e consumido num  prazo de três dias.

Principais Marcas

O suplemento ​whey protein isolado​ é um produto amplamente comercializado, já que é um dos produtos com mais quantidade de proteína por dose. O suplemento pode ser encontrado em diversas lojas físicas de produtos para atletas e até mesmo em algumas farmácias.

Existe no mercado produtos nacionais e importados. Citamos a seguir, algumas das  marcas mais conhecidas que estão disponíveis para o consumidor: ​Atlhetica Evolution, Arnold Nutrition, AST Sports Science, DNA, Dymatize Nutrition, Gaspari Nutrition, IntegralMédica Nutek, Nutrilatina AGE, Neonutri, Nature’s Best, Optimum Performance Nutrition, Probiótica, Universal, Muscletech, Vitafor e outros.

Os preços variam de acordo com a marca e se são importados ou nacionais. Os valores variam entre R$70,00 a R$ 300,00 para os nacionais ou até mais, se forem importados.

Contraindicações

O suplemento ​whey protein isolado​ não tem contraindicação, a não ser para quem é sensível aos componentes fazem parte da fórmula. Antes de adquirir o produto é sempre bom observar a tabela de formulação.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *