Whey isolado, concentrado e hidrolisado: diferença entre os tipos de proteína 1

Whey isolado, concentrado e hidrolisado: diferença entre os tipos de proteína

Quando se trata de suplementação, um dos produtos mais conhecidos do mercado é o Whey Protein. Basicamente, o Whey Protein nada mais é do que a proteína do soro do leite, a qual é obtida no processo de conversão do leite em queijo. Isso faz com que os Diferentes tipos de Whey apresentem vantagens maiores do que outras fontes de proteínas para o seu organismo.

Isso porque o Whey Protein apresenta um valor biológico maior, chegando perto dos 100. Isso é muito próximo ao obtido em alimentos de excelente qualidade. Ou seja, é um dos suplementos proteicos com maior qualidade disponível no mercado.

Porém, muitas pessoas têm dificuldades em entender os diferentes tipos de whey protein. Aliás, é fundamental compreender tais diferenças, pois o efeito de cada um deles acaba sendo diferente.

Tipos de whey protein, entenda de uma vez por todas cada um deles!

O fato de o whey protein ter diferentes tipos, é por que ao ser obtido do soro do leite, ele ainda apresenta um alto teor de água, algo que gira em torno de 93% a 95% e apenas 0,7% a 1,2% de proteínas.

Com isso, é necessário que a substância seja submetida ao processo de microfiltração e de ultrafiltração. Procedimentos estes que são realizados por meio da precipitação por ácidos ou bases, com troca iônica ou separação por membranas.

O resultado destes procedimentos é uma maior concentração de proteínas, o que faz com que possam existir 3 diferentes tipos de whey.

Whey Protein Concentrado

whey protein probiotica concentrado
Whey concentrado da Probiótica

O Whey Protein Concentrado é no geral, o mais barato. Isso não reduz sua qualidade, apenas tem particularidades que precisam ser entendidas. O Whey concentrado é a opção mais viável para quem quer gastar pouco.

O whey concentrado ter a sua fabricação mais barata, tendo em conta que este tipo de suplemento passa apenas pelo procedimento leve de filtragem.

Este procedimento resulta em um suplemento que apresenta cerca de 70% a 80% de proteínas, tendo o restante dividido entre carboidratos e gorduras.

Mesmo assim, o whey protein concentrado ainda apresenta uma alta concentração de glutamina e BCAA, além do fato de ter grande parte de suas fracções peptídicas mantidas, sendo que estas partículas são encarregadas de realizar diversas funções no corpo humano, além de aumentar a imunidade do mesmo através de suas ações antioxidantes.

Ele é bastante indicado para quem quer usar o suplemento apenas como pós-treino ou então, está em fase de crescimento muscular (bulking). Nestes casos, ele é altamente eficiente!

Whey Protein Isolado

Whey Gold Standard isolado da Optimum Nutrition
Whey Gold Standard isolado da Optimum Nutrition

Mais um dos diferentes tipos de Whey. Este tipo de suplemento proteico se destaca por apresentar uma concentração de proteínas muito superior quando comparado com o Whey concentrado.

Isso ocorre devido ao fato de o Whey Protein isolado ser submetido a um processo de filtragem maior, além de sofrer troca iônica. A composição deste tipo de Whey apresenta uma quantidade de proteínas que gira em torno de 95%, sendo que em algumas marcas o valor de carboidratos e de gorduras chega a ser zero.

Isso faz com que o Whey Protein Isolado seja uma escolha ideal para pessoas que estão fazendo dieta de redução calórica, tendo como principais intuitos emagrecer e a definição muscular.

Whey Protein Hidrolisado

Top Whey 3W hidrolisada Max Titanium
Top Whey 3W, whey hidrolisado da Max Titanium

Este é o whey protein mais “puro”. Basicamente, o whey protein hidrolisado passa por uma minuciosa filtragem. Isso faz com que ele tenha partículas muito menores e com isso, tenha uma absorção muito mais rápida.

Isso acontece por que o whey protein hidrolisado passa por diversas filtragens que resultam em uma quebra de cadeias proteicas em fragmentos de peptídeos muito pequenos, o que ocasiona uma absorção muito mais rápida em seu corpo.

Qual o melhor tipo de Whey Protein?

Aqui entramos em um ponto muito importante. Como temos diferentes tipos de whey protein, com diferentes composições, cada um deles se enquadra melhor em um determinado contexto.

Para a hipertrofia

Este é um ponto complexo, pois a dieta para a hipertrofia tem muitas variáveis. No geral, se você se alimenta bem, não tem grandes tendências a engordar e busca no whey protein apenas um complemento, o concentrado é excelente.

Ele tem um bom custo benefício, oferece proteínas de alto valor biológico e seu custo é mais baixo.

Porém, se você dispõe de mais dinheiro para investir em suplementos, o hidrolisado acaba sendo o melhor. Afinal, a absorção dele é de praticamente 100% e acontece de forma muito rápida. Assim, você tem a certeza de que está ingerindo aminoácidos de grande qualidade e que estes, serão totalmente absorvidos.

Neste caso, você complementa a sua dieta com outros tipos de carboidratos. Na mesma lógica, o whey protein isolado também oferece uma boa quantidade de proteínas e uma pureza maior.

Desta forma, qualquer um dos tipos de whey protein é viável para a hipertrofia. Dependendo de sua condição financeira ou de como o restante da sua dieta é desenhada, podemos optar pelo mais viável.

Para o emagrecimento e definição muscular

Se para a hipertrofia, temos diversas possibilidades, para o emagrecimento ou busca pela definição muscular, isso não se enquadra.

O whey protein concentrado não é muito indicado para estes objetivos. Ele até pode ser ingerido, mas sua dieta precisa ser adaptada para isso.

Basicamente, o fato de ele conter uma concentração considerável de carboidratos pode comprometer seu processo de emagrecimento. No geral, para estas pessoas, indica-se a utilização do isolado ou do hidrolisado.

Como para o emagrecimento, indica-se a redução da ingestão de carboidratos, os tipos de whey mais indicados acabam sendo aqueles que não o tem em sua composição.

Além disso, com a elevada taxa de absorção, temos ainda uma otimização do metabolismo, que vai impactar no processo de emagrecimento.

Então o concentrado é proibido para quem quer emagrecer? Proibido não, mas menos indicado.

Para que você possa utilizá-lo, vai precisar ajustar sua dieta.

Estes são os principais tipos de whey protein. Cada um deles tem vantagens e desvantagens. Escolher o melhor tipo de whey, vai depender de suas necessidades e individualidades.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *