tribulus-terrestris-planta

Tribulus Terrestris: o que é, para que serve e como tomar

O Tribulus terrestris é um produto natural usado para criar suplementos alimentares. É de conhecimento geral que é possível aumentar o ganho de massa muscular e otimizar a perda de gordura por meio do consumo de muitos alimentos naturais. Assim, todos aqueles que estão imersos na comunidade de praticantes de atividades físicas devem, em algum momento, ter ouvido alguma coisa sobre os efeitos do uso do Tribulus terrestris na suplementação.

Ficou interessado? Se você gostaria de saber tudo sobre o Tribulus terrestris antes de comprar, leia esse artigo até o final.

O que é

O Tribulus terrestris, também conhecido como videira da punctura e abrolhos, é uma erva danina da família Zygophyllaceae. Essa planta das regiões quentes do Velho Mundo é usada na medicina tradicional à séculos. Mais recentemente, ele começou a ser estudado devido a seus alegados efeitos afrodisíacos.

Segundo alguns estudos, o Tribulus terrestris pode funcionar como um estimulante físico e mental. O consumo do extrato ou suplemento desta erva daninha também pode ter outros efeitos, tais como o aumento de massa muscular, maior resistência física, manutenção da libido e melhora do desempenho sexual.

BULA SUPER TRIBULUS Terrestris 500 mg
Super Tribulus é um popular suplemento de Tribulus Terrestris

Realmente funciona?

O Tribulus terrestris começou a ser utilizada nos anos 70, na Europa, como uma planta medicinal. Porém, tem se tornado conhecida como uma substância capaz de aumentar a hipertrofia muscular, sendo encontrada na forma de cápsulas, chás ou extrato. Alguns estudos mostraram que a planta possui uma certa capacidade de aumentar o nível de um hormônio com um perfil luteinizante (LH), proporcionando o aumento da produção de testosterona nos homens.

No corpo feminino, o estímulo ao hormônio luteinizante funciona regulando a excreção da progesterona. Além disso, a planta também contém outros nutrientes importantes como o cálcio, potássio, fósforo e ácidos graxos. Pesquisas recentes mostraram que, além da melhora no desempenho sexual pelo estímulo ao hormônio LH, a planta também apresenta certa influência no ganho e aumento de massa muscular.

E isso se dá por um simples motivo: aumento da produção da testosterona. A testosterona é um dos hormônios encarregado pela força e resistência do corpo humano, auxiliando, também, no metabolismo e no sistema imunológico. Por ser multifuncional e proporcionar muitos benefícios ao corpo humano, o aumento do nível de testosterona é buscado por muitos atletas para a melhora do anabolismo muscular.


(09/06/2018) Atualização 1:

Uma revisão analisou os resultados de 12 estudos importantes sobre os efeitos do Tribulus terrestris em homens e mulheres entre 14 e 60 anos. Os estudos duraram de 2 a 90 dias e os participantes incluíram pessoas saudáveis e aqueles que tiveram problemas sexuais.

Para os pesquisadores, suplementos de Tribulus terrestris não irão aumentar a produção de testosterona.

Fonte: (Neychev e Mitev, 2016)

Estudos em animais geralmente mostrou melhores resultados. O Tribulus terrestris (TT) realmente aumentou a produção de testosterona em animais. Porém, quando testado com humanos, o resultado não é promissor:

Um número limitado de estudos em animais demonstrou um aumento significativo nos níveis séricos de testosterona após a administração de TT, mas esse efeito só foi observado em humanos quando o TT fazia parte de uma administração de suplementos combinados. A literatura disponível para a eficácia do TT no aumento das concentrações de testosterona é limitada. Evidências até o momento sugerem que o TT é ineficaz para aumentar os níveis de testosterona em humanos, assim, as alegações de marketing não são substanciadas.

Fonte: (Qureshi, Naughton e Petroczi, 2014)

Porém, embora o Tribulus terrestris não aumente seus níveis de testosterona, ele pode sim aumentar sua libido. Alguns estudos científicos mostraram isso:

  1. “Análise de estudos fitoquímicos e farmacológicos em humanos e animais revelou um papel importante do TT no tratamento da disfunção erétil e problemas de desejo sexual”. (Neychev e Mitev, 2016)
  2. “TT pode seguramente e efetivamente melhorar o desejo em mulheres com transtorno de desejo sexual hipoativo”. (Akhtari et al, 2014)
  3. “Após o período de tratamento de 12 semanas, foi observada uma melhoria significativa na função sexual com o TT em comparação com o placebo em homens com disfunção erétil leve ou moderada”. (Kamenov et al, 2017)

pra que serve TRIBULUS BULA com MACA PERUANA
Dois em um: suplemento Tribulus terrestris com maca peruana

Para que serve Tribulus terrestris

O Tribulus terrestris serve para aumentar naturalmente os níveis de testosterona do corpo e deste modo auxiliar no ganho de força física e massa muscular.

Os fabricantes de suplementos de Tribulus terrestris prometem que usá-lo pode  elevar em até 50% o nível de testosterona no organismo humano. E graças a isso, a maior quantidade de testosterona no organismo ajudará na prática de exercícios ao conceder mais resistência e energia, acelerando a obtenção de massa magra.

Esse efeito pode ser explicado pela vasodilatação provocada pela ação da protodioscina. Por causa disso, ele também é frequentemente usado como um tipo de “viagra natural”.


Obs.: o Tribulus terrestris não aumenta a produção de testosterona, mas pode aumentar a libido. Ver Atualização 1 logo acima.

(09/06/2018) Atualização 2: “Concluiu-se que Tribulus terrestris não produziu os grandes ganhos em força ou massa muscular magra que muitos fabricantes afirmam que podem ser experimentados dentro de 5-28 dias”. (Rogerson et al, 2017)


Como tomar tribulus terrestris

É possível encontrar o produto derivado do Tribulus Terrestris de várias maneiras, no mercado: pó e comprimidos, que são resultantes da trituração da planta e com efeitos muito mais amenos, e em extratos e chás, que são mais puros e possuem uma concentração maior da substância ativa da planta (saponina).

A dose recomendada de Tribulus terrestris não é fixa, variando de acordo com as necessidades do organismo de cada pessoa, e do produto a ser consumido. É possível observar que essas doses podem variar de 240 mg a 1,6 gramas, dependendo das variáveis citadas anteriormente.

Caso você consuma um produto derivado da planta que possua 40% do princípio ativo (saponina), irá precisar de uma dose mais elevada para que possa sentir seus efeitos, quando comparado com alguém que consuma um produto que contenha o dobro da concentração.

Como qualquer outro suplemento, o Tribulus terrestris é ingerido na forma de ciclos. Esses ciclos de suplementação podem variar de 1 a 2 meses.

Efeitos colaterais

Antes da ingestão de qualquer produto, é necessário estar ciente a respeito de seus possíveis efeitos colaterais. Com o Tribulus terrestris não é diferente. Acne, insônia e modificação do ciclo menstrual são alguns dos possíveis efeitos colaterais causados pelo uso desse suplemento.

Sensação de calor, inquietação devido ao aumento dos níveis de energia e taquicardia também podem ser sentidos.

Em homens, alguns estudos isolados observaram a ocorrência de ginecomastia e atrofia dos testículos causados pelo consumo de suplementos dietéticos de Tribulus terrestris. Para mulheres grávidas, o consumo é contraindicado por possuir algumas propriedades consideradas abortivas.

É importante salientar que, quando ingerido seguindo a recomendação, a substância não provoca esses efeitos negativos. Esses problemas, geralmente, acontecem quando os ciclos e a dosagem diária máxima recomendada não são obedecidos pelo atleta ou fisiculturista. Caso você sinta algum dos efeitos citados, reduza a dose consumida ou cesse o uso imediatamente.

Também é importante que um médico ou um profissional da saúde sejam procurados para que as causas possam ser investigadas de modo mais profundo. Nenhuma das informações apresentadas nesse artigo substituem a avaliação desses profissionais.

Onde comprar e qual o preço?

Você pode encontrar o extrato puro de Tribulus terrestris em estabelecimentos que vendem ervas e produtos naturais. Você vai encontrar o Tribulus terrestris à venda em pó ou suplementos. Farmácias de manipulação podem trabalhar com a substância sob encomenda.

Em qualquer um desses casos, é importante procurar realizar a compra em um local confiável, evitando adquirir um produto falsificado.

O preço do Tribulus terrestris pode variar muito, dependendo da concentração de saponinas presente no produto, a quantidade de cápsulas/caixas vendidas, quem fabrica o suplemento. Além disso, é possível também encontrar a mesma versão com preços diferentes a depender da loja. Pesquise bem antes de comprar Tribulus terrestris.

Se você já decidiu comprar esse suplemento, recomendados o SUPER TRIBULUS, que é um dos melhores e mais vendidos do Brasil. Porém, não acredite na ladainha escrita no site oficial deles que promete que o produto vai aumentar a espessura e tamanho do seu pênis de 1 a 8 cm. É mentira pura. O Super Tribulus vai te beneficiar de outras maneiras, principalmente auxiliando no ganho de massa muscular.

Bula

Exemplo de uma bula de uma caixa de Tribulus terrestris (ANDROSTEN) em cápsulas:

Composição: Cada comprimido contém:

Extrato seco de Tribulus Terrestris L. Zigophyllaceae (Tribulus) ………………….. 250mg

Excipientes (Celulose microcristalina, água, dióxido de silício, covopidone, álcool polivinílico, talco, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, dióxido de titânio e laca FD & C indigotina)……………….q.s.p.1 comprimido

Concentração dos princípios ativos:

O extrato de Tribulus terrestris está padronizado em, no mínimo, 45% de saponinas esteroidais calculadas como protodioscina.

Cada comprimido contém, no mínimo, 112,5mg de saponinas esteroidais calculadas como protodioscina.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *