Physalis: o que é, benefícios e como consumir

A physalis é uma fruta desconhecida, mas, cujos benefícios à saúde vem sendo descobertos aos poucos. Pesquisamos muito sobre ela e hoje trazemos tudo que você precisa saber sobre a fruta physalis: sua origem, espécies, propriedades medicinais e também falaremos sobre as cápsulas.

O que é?

A physalis é uma fruta originária da Amazônia e também dos Andes. É facilmente encontrada no Norte e Nordeste brasileiro como juá, nome que designa a physalis angulata e também por outros nomes tão exóticos quanto a fruta, bucho-de-rã é apenas uma das nomenclaturas.

Fora do Brasil, um dos maiores produtores é Colômbia, país onde é conhecida como physalis peruviana.

physalis fruta
Sementes de Physalis Fruta.

A fruta é pequena e redondinha podendo ser amarelada ou alaranjada. Ela fica dentro de um casulo que parece uma folha seca. Seu sabor é doce com um leve toque ácido que a torna interessante para a culinária. Porém, antes de ir à caça dessa fruta é importante você saber que apenas a physalis peruviana e a physalis angulata são comestíveis. Se você encontrar a espécie Solanum mammosum, fuja dela porque é uma espécie tóxica.

 

Benefícios

São tantos fatores que a fazem  ter o apelido de “super fruto” e ser estudada por cientistas do mundo todo. Uma das propriedades descobertas nos vários estudos realizados é que os compostos chamados fisalinas são benéficos na recuperação de pessoas transplantadas.

Conheça agora os 11 benefícios da physalis:

  1. Fortalece o sistema imunológico

A physalis é um dos alimentos mais completos nutricionalmente do mundo. Ela é rica em água, fibras, ferro, carboidratos, proteínas, cálcio e vitaminas A e C. Por isso, protege o organismo da ação dos radicais livres, substâncias que envelhecem as células e estão por trás de várias doenças, como o câncer. Esse efeito de limpeza no organismo acontece com a ingestão de 100 gramas por dia.

  1. Melhora o funcionamento do intestino

Por ser rica em fibras, a physalis deve ser consumida por quem quer melhorar o funcionamento do intestino. Para aproveitar esse benefício o recomendado é comer a fruta in natura, ou então, na forma de suco, desde que seja consumido logo após o consumo e sem açúcar.

  1. Reduz diabetes e colesterol alto

Com pouco açúcar e nutrientes antioxidantes como a vitamina C, a physalis reduz diabetes e colesterol alto. A fruta mantém equilibrada a produção e liberação de insulina e também ajudam a evitar o acúmulo de gordura.

  1. Previne e combate anemia

Isso porque a physalis é fonte de ferro, para você ter uma ideia, a porção de 100 gramas da fruta equivale a mesma quantidade de feijão. Também é rica em vitamina C, nutriente que pouca gente sabe, mas, que é importante para nos mantermos fortes. Comer a fruta in natura ou tomar o suco é uma forma de aumentar os níveis de ferro no organismo das pessoas que estão anêmicas.

  1. Melhora o funcionamento da bexiga

Qualidade importante, pois, a urina é uma das táticas do organismo para eliminar o que não faz bem para ele e, consequentemente, evitar infecções. Coma a fruta in natura e também na forma de sucos.

  1. Previne e combate dores de garganta

A vitamina C presente na physalis ajuda a prevenir e combater dores de garganta. Faça uso da fruta regularmente para evitar e reforce o consumo quando estiver resfriado ou gripado.

  1. Ameniza dores

Principalmente as de origem reumática, devido sua ação anti-inflamatória comparada aos mais potentes medicamentos. Mas, jamais suspenda o uso dos remédios prescritos pelo seu médico!

  1. Emagrece

A physalis emagrece por ser rica em fibras, nutriente que demora a ser digerido e que por isso, aumenta a saciedade e também favorece o funcionamento do intestino. Outra explicação é a presença da vitamina C, nutriente antioxidante que elimina toxinas que provocam inchaço abdominal.

  1. Protege os olhos

As vitaminas A e C são importantes para manter a saúde ocular. Portanto, consuma a fruta para manter seus olhos saudáveis e redobre o consumo se você já apresentar algum problema. Caso você tome algum medicamento, nunca suspenda o uso!

  1. Fortalece ossos e músculos

O cálcio protege os ossos prevenindo problemas como osteoporose. Já a proteína é um nutriente importante para formação e recuperação dos músculos após atividades físicas intensas.

  1. Pele mais bonita

Ação das vitaminas A e C que eliminam toxinas que envelhecem a pele e que ainda renovam as células. O resultado do consumo da fruta combinado com dieta balanceada e cuidados como limpeza adequada e protetor solar é uma pele jovem e bonita.

Como consumir?

Você pode comer a physalis in natura, sendo preciso tirar o casulo que a envolve. Dá para fazer suco, batendo a fruta com água. Neste caso, faça apenas a quantidade que você precisa e beba imediatamente para aproveitar os benefícios da fruta. Existem diversas formas de usá-la na culinária e você aprenderá 3 receitas para inovar na cozinha:

Geleia de physalis

Ingredientes

  • 200 gramas de physalis;
  • 100 ml de água;
  • 2 colheres de sopa de açúcar.

Como preparar

Tire o casulo, lave bem e corte a fruta em cubinhos. Em uma panela, coloque água e o açúcar e deixe em fogo baixo até obter uma calda. Acrescente a fruta e deixe cozinhar, mexendo sempre até ficar no ponto de geleia, o que demora aproximadamente 30 minutos. Após ficar pronta, mantenha a geleia na panela até esfriar. Transfira para um pote de vidro e guarde na geladeira.

Guacamole de physalis

Ingredientes

  • 8 physalis;
  • 1 abacate;
  • 2 colheres de suco de limão;
  • 1 dente de alho;
  • 1 tomate grande;
  • 1 pitada de sal.

Como preparar

Tire o casulo que envolve a physalis, lave a fruta e corte em cubinhos. Corte o tomate ao meio, tire as sementes, lave bem e corte em cubos. Corte o abacate na metade e remova sua polpa. Coloque os ingredientes em uma tigela, adicione o suco e o sal e misture bem. Deixe na geladeira até ficar geladinho e coma puro ou com pão e torradas.

Molho de physalis

Ingredientes

  • 20 physalis;
  • Ervas a gosto;
  • ½ copo de vinho branco seco;
  • 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico;
  • 2 colheres de sopa de suco de limão;
  • 2 colheres de sopa de iogurte natural.

Como fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se estiver muito grosso, basta colocar um pouco de água e bater mais. Esse molho é ótimo para regar saladas e carnes.

Physalis em cápsulas

O consumo da physalis em cápsulas pode ser um pouco difícil pelo preço alto. O preço gira em torno de R$50,00 a R$150,00 no CEAGESP e nos mercados municipais. Você pode encontrar valores mais em conta nas lojas de produtos naturais que vendem a fruta na forma desidratada.

Se você quer muito experimentar a fruta, mas, não pode desembolsar esses valores a toda hora, pode alternar a fruta in natura com as cápsulas de physalis. Elas são vendidas em farmácias, lojas de produtos naturas e também na internet.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *