pasta de amendoim integral

Pasta de amendoim: o que é, benefícios, como fazer e receitas

A todo momento alguns alimentos ganham destaque por seus inúmeros benefícios. Já faz um tempinho que a pasta de amendoim está na rotina dos adeptos da alimentação saudável. Mas, será que a pasta de amendoim é saudável mesmo? Como consumi-la para ter mais resultados satisfatórios na dieta? Não deixe de ler o texto e tire todas as suas dúvidas.

Diferenças entre pasta e manteiga de amendoim

Você já deve ter ouvido falar sobre pasta de amendoim e manteiga de amendoim, certo? Mas, saiba que são duas coisas diferentes. As principais diferenças entre pasta e manteiga de amendoim é que a pasta é feita com açúcar refinado, sal e gordura, enquanto a manteiga não tem açúcar e é feita com óleo vegetal.

Por ter açúcar e gordura, a pasta de amendoim deve ser consumida com moderação. A porção diária recomendada é de 1 colher de sopa por dia, mas, quem faz exercícios pode comer 2 colheres. Embora mais saudável, a manteiga de amendoim também exige cuidados na hora de comer, porque 100 gramas têm 580 calorias.

Quem criou a pasta de amendoim?

Agora que você descobriu as diferenças entre a pasta e a manteiga, chegou a hora de saber quem inventou a pasta de amendoim. Na civilização inca o amendoim já era consumido em sua forma pastosa. Mas, o médico Ambrose Straub é tido como o criador desse alimento, porém, o Dr. John Harvey Kellogg melhorou a invenção com um moedor de amendoim mais potente. Além disso, Kellog foi quem patenteou a pasta de amendoim em novembro de 1895.

Propriedades da pasta de amendoim

Além de muito saborosa, o produto faz bem à saúde. Basta ver como o produto é vendido nas lojas de produtos naturais e em lojas de suplementos alimentares. Agora você vai conhecer os 7 benefícios da pasta de amendoim:

  1. Fonte de vitaminas e minerais

A pasta de amendoim é rica em vitaminas do complexo B que ajudam a prevenir dores de cabeça, depressão, entre outros problemas de saúde. As vitaminas desse grupo que estão em maior quantidade na pasta de amendoim são a B3 e B6, responsáveis por melhorar a circulação sanguínea e o bom funcionamento do cérebro. O alimento também é fonte de minerais como ferro, cálcio e potássio, substâncias que combatem e previnem a anemia, problemas ósseos e pressão alta.

  1. Fortalece o sistema imunológico

Outra função da vitamina B6 é combater as infecções. Como a porção de 2 colheres de sopa tem 0,2 mg de vitamina B6, o equivalente a 10% das necessidades diárias dessa vitamina, comer pasta de amendoim fortalece o sistema imunológico.

  1. Emagrece

A pasta de amendoim ajuda a emagrecer porque tem fibras. Elas demoram a ser processadas pelo organismo, por isso retardam a sensação de fome, fazendo você comer menos. Outro motivo que faz a pasta de amendoim aumentar a saciedade é que o ômega-9 presente na pasta ajuda o organismo converter gordura em energia.

  1. Fortalece os ossos

Além do cálcio, a pasta de amendoim fortalece os ossos porque tem magnésio, mineral importantíssimo, principalmente na infância e adolescência, onde a estrutura óssea ainda está em formação. A porção de 2 colheres de sopa de pasta de amendoim representam 50 mg de magnésio, o equivalente a quase 20% das necessidades diárias desse mineral.

  1. Fortalece os músculos

Não à toa que os praticantes de musculação adoram a pasta de amendoim. As proteínas agem na construção dos músculos, enquanto o potássio e o magnésio atuam na recuperação muscular após os treinos. A porção de 2 colheres de sopa têm 252 gramas de potássio, ou 15% das necessidades diárias de potássio.

  1. Faz bem ao coração

A pasta de amendoim ajuda a prevenir o diabetes, segundo o Journal of the American Medical Association. De acordo com a pesquisa publicada nesse jornal quem come duas colheres de sopa quatro vezes por semana apresentam 30% menos risco de ter diabetes. Outra publicação, o British Journal of Nutrition, o produto reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL), e também diminui os riscos de morrer por doenças cardíacas em quase 40%.

  1. Previne formação de pedras na vesícula

A vesícula é uma bolsa de cor verde que armazena o líquido da digestão (bile) e que se conecta com o fígado e o começo do intestino delgado. As famosas pedras na vesícula são respostas ao excesso de cristais de colesterol. Consumir pasta de amendoim pode ajudar a diminuir a incidência de formação de pedras na vesícula em até 30%, já que o alimento aumenta o colesterol bom.

Como fazer pasta de amendoim?

Ela é facilmente encontrada nas lojas de produtos naturais, lojas de suplementos alimentares e até nos supermercados. Mas, sabia que dá para fazer em casa? Existem várias receitas e vamos revelar três delas para você testar em casa. Ah, para armazenar, não precisa deixar na geladeira.

Pasta de amendoim simples

Modo de preparo:

Caso o amendoim tiver casca, tire-a. Coloque em frigideira antiaderente em fogo médio e deixe de 15 a 20 minutos, mexendo de vez em quando. Quando o amendoim tiver torrado, transfira para o processador de alimentos ou liquidificador até ficar uma massa úmida. Se achar que precisa adoçar, coloque uma colher de chá de adoçante stévia.

Pasta de amendoim com pimenta

Ingredientes:

  • 500 gramas de amendoim torrado sem pele;
  • 100 ml de água;
  • Uma pitada de pimenta;
  • Hortelã a gosto;
  • Um fio de mel.

Modo de preparo:

Torre o amendoim no forno até sair seu óleo. Bata no processador ou liquidificador por 10 minutos. Quando estiver esfarelado, coloque a água e os demais ingredientes. Bata mais um pouco até ficar uma pasta.

Pasta de amendoim com cacau

Ingredientes:

  • 2 xícaras de amendoim torrado e sem pele;
  • ¼ de xícara de cacau em pó.

Modo de preparo:

Após torrar o amendoim, bata-o no processador ou liquidificador por 15 minutos ou até ficar na consistência de pasta. Coloque o cacau e bata por 2 minutos.

Receita com pasta de amendoim

Você pode comer a pasta sozinha, na tapioca, na torrada, com pão, com frutas (especialmente a banana!), fazer bolos, bolachas, tortas e vitaminas. Selecionamos para você uma receita de muffin com pasta de amendoim deliciosa!

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de pasta de amendoim;
  • 1/3 de xícara de chá de cacau em pó;
  • ¼ de chá de óleo de coco;
  • 2 bananas maduras.

Modo de preparo:

Preaqueça o forno em temperatura média. Bata o óleo de coco no liquidificador com todos os ingredientes no liquidificador até ficar pastoso. Caso você more em um lugar frio, o óleo pode estar duro, nesse caso é só aquecer no micro-ondas por poucos segundos. Coloque essa mistura em formas individuais, salpique cacau e asse por 15 minutos. Desenforme e sirva quando estiver frio.

Agora que você sabe que a pasta de amendoim é saudável, que tal fazer em casa e testar a receita do bolinho? A gente vai adorar saber se você gostou!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *