moringa oleifera

Moringa oleifera: o que é e quais são os benefícios à saúde

A Moringa oleifera é uma planta que tem sido usada na medicina tradicional do sub-continente indiano por milheres de anos.  Recentemente ela começou a se espalhar pelo resto do mundo devido aos seus potenciais benefícios à saúde. É provável que você já tenha encontrado em algum momento um extrato, suplemento ou chá de Moringa oleifera à venda em algum lugar da internet.

Este artigo irá tentar responder as principais dúvidas sobre essa planta:

O que é? Para que serve Moringa oleifera? Quais os benefícios que ela proporciona?

Continue lendo para saber as respostas.

O que é Moringa oleifera

A Moringa oleifera é uma planta originária do norte da Índia. Também é chamada de árvore-rabanete-de-cavalo, cácia-branca, quiabo-de-quina, cedro e moringueiro.

As folhas e as frutas da Moringa oleifera são ricas em antioxidantes saudáveis e compostos vegetais bioativos. Um ponto negativo da Moringa oleifera é que ela também contém bastante antinutrientes.

Antinutrientes são compostos que dificultam a absorvição de nutrientes encontrados nos alimentos. Se o corpo não pode absorver esses nutrientes, os benefícios são menores.

Este é o caso da Moringa oleifeira. Ela é rica em diversos nutrientes, mas também é rica em antinutrientes. Os benefícios que ela pode proporcionar serão menores pois o organismo não vai absorver todos os nutrientes que ela contém.

Folhas de Moringa oleifera num pote
Folhas de Moringa oleifera

Benefícios da Moringa oleifera

A Moringa oleifera começou a ser estudada recentemente e por isso, não há muitas informações disponíveis sobre ela. Abaixo, vamos listar os benefícios da moringa oleifeira usando como base as poucas pesquisas já realizadas.

Rica em antioxidantes – A Moringa oleifera é rica em antioxidantes. Consumir alimentos ricos em antioxidantes é importante para prevenir diabetes tipo 2 e doenças cardíacas como pressão alta.

Pode baixar os níveis de açúcar no sangue – Dois estudos (1 e 2) mostraram que a Moringa oleifera pode baixar os níveis de açúcar no sangue, o que é uma ótima notícia para quem tem diabetes.

Pode reduzir inflamações – Em estudos com animais, ela demonstrou ter propriedades anti-inflamatórias. Porém, ainda não há estudados feitos em humanos.

Reduz o colesterol – alguns estudos (3, 4 e 5) mostraram que a Moringa oleifera é um hipolipemiante. Hipolipemiantes têm a capacidade de controlar os níveis de colesterol, o que pode evitar diversos problemas cardíacos.

Pode proteger da intoxicação por arsênico – Em algumas regiões do mundo a água pode conter quantidades altas o suficiente de arsênico para causar a intoxição em que bebe. Alimentos como algumas variantes de arroz também podem conter arsênico. Alguns estudos (6 e 7) com animais mostrou que a semente de Moringa oleifeira pode ser eficaz para proteger o organismo contra a intoxicação por arsênico.

Quando vão listar os benefícios da Moringa oleifera, outros sites dizem que ela tem ação analgésica, antiulcerativa, anti-hipertensiva, radioprotetora e imunomoduladora. Outros benefícios frequentemente citados são:

Combate tumores Combate a hipertensão Combate úlceras
É antidiabética É diurética É antibacteriana
É antifúngica Combate epilepsia Emagrece

Os dois artigos (8 e 9) de onde esses benefícios foram tirados não são estudos com seres humanos. Analisar a composição química de uma planta ou estudar os efeitos dela em ratos não significa que ela irá funcionar do jeito esperado também com humanos.

Embora estudos futuros possam confirmar que a Moringa oleifera é boa mesmo, hoje, o que pode ser afirmado é que ela traz benefícios para a nossa saúde, mas não é uma planta milagrosa. Simplesmente não há estudos suficientes para dizer que a Moringa oleifera é uma Superfood como alguns vêm dizendo.

Informações nutricionais

A Moringa oleifera contém boas quantidades de vitamina A, vitamina C, magnésio, ferro e vitamina B2.

Nutriente 100 gramas contêm
Carboidratos 8,28 gramas
Proteínas 9,40 gramas
Gorduras 1,40 gramas
Fibras 2,0 gramas
Cálcio 185 mg
Ferro 4 mg
Magnésio 42 mg
Fósforo 112 mg
Potássio 337 mg
Sódio 9 mg
Vitamina C 51,7 mg
Vitamina A 7564 IU
Niacina 2,200 mg
Vitamina B6 1,200 mg

Formas de consumo

A Moringa oleifera é encontrada à venda em diversos formatos, sendo que os mais comuns são suplemento, extrato e chá. Os suplementos e o extrato em cápsulas são tomados puro, com água, enquanto que o pó pode ser misturado com outros alimentos.

Para você que prefere chás, fazer o chá de Moringa é bem fácil.

Como fazer chá de Moringa oleifera:

  1. Coloque uma colher de Moringa oleifera numa xícara
  2. Encha a xícara com água fervendo
  3. Tampe a xícara por 5 minutos
  4. Coloque a mistura para coar
  5. Beba

Você pode adoçar o chá se você preferir.

Conclusão

A Moringa oleifera é uma planta usada a milhares de anos na medicina tradicional indiana. Alguns estudos recentes mostram benefícios importantes que ela pode proporcionar à nossa saúde.

Porém, devido ao baixo número de bons estudos em seres humanos, o real potencial dessa planta não é conhecido. O que podemos afirmar é que ela não faz milagres, mas pode sim ser importante para a nossa saúde.

REFERÊNCIAS:

  1. Effect of some Indian vegetables on the glucose and insulin response in diabetic subjects. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.3109/09637489309017439
  2. Effect of supplementation of drumstick (M. oleifera) and amaranth (Amaranthus tricolor) leaves powder on antioxidant profile and oxidative status among postmenopausal women. https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs13197-012-0859-9
  3. The in vitro and ex vivo antioxidant properties, hypolipidaemic and antiatherosclerotic activities of water extract of M. oleifera Lam. leaves. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18249514
  4. Therapeutic Potential of M. oleifera Leaves in Chronic Hyperglycemia and Dyslipidemia: A Review. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22403543
  5. Effect of fruits of M. olifeira on the lipid profile of normal and hypercholesterolaemic rabbits. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12738086
  6. Therapeutic effects of M. oleifera on arsenic-induced toxicity in rats. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1382668905001043
  7. Protective role of M. oleifera (Sajina) seed on arsenic-induced hepatocellular degeneration in female albino rats. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20661662
  8. Moringa oleifera: a food plant with multiple medicinal uses. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17089328
  9. Review of the Safety and Efficacy of M. oleifera. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25808883

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