o que é maltodextrina

Maltodextrina: o que é, como tomar e a eficácia deste suplemento

A maltodextrina é um suplemento que, se usado corretamente, pode ajudar muito no ganho de massa muscular. Neste artigo iremos apresentar as principais informações sobre a maltodextrina e como ela pode ajudar seu treino render.

Ao final da leitura, comente e deixe sua opinião sobre a maltodextrina e sobre as informações aqui colocadas.

O que é maltodextrina

Também conhecida como Malto Dextrin ou Malto, a maltodextrina é um carboidrato complexo, usado para manter os níveis de energia constante durante as atividades físicas dos atletas. É derivada de uma conversão do amido de milho, geralmente apresentado comercialmente em forma de um pó branco ou em gel.

A Maltodextrina ajuda na recuperação muscular após os exercícios, por isso é usada principalmente por frequentadores de academias. Alguns estudos comprovaram a eficácia da Malto com a associação de frutose, principalmente para o fornecimento de resistência física de corredores e triatletas.

Para que serve maltodextrina?

Em geral, ajuda a dar resistência física nas atividades de atletismo, aeróbica, musculação, corrida e qualquer outro esporte de alta intensidade e longa duração. Também atua na recuperação muscular e ajuda a manter os níveis de glicose, fator importantíssimo para quem pratica tais exercícios.

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Tomar antes, durante ou depois do treino

Uma dúvida comum entre quem é iniciante e quer usar a maltodextrina é quando tomar. Tomo antes do treino? Tomo durante o treinamento? Ou tomo logo após o fim do treino? Que horário tomar vai demorar de pessoa para pessoa. Logo abaixo deixaremos informações para você se decidir qual poderia funcionar melhor com você:

Antes e durante o treino:

Ideal para praticantes de exercícios aeróbicos – Para quem pratica corrida, tênis, musculação, natação e outros esportes, a maltodextrina ajuda na resistência durantes essas atividades, pois sua absorção pelo organismo é gradativa e lenta, isso faz com que ela forneça energia durante a atividade física de alta resistência e de longa duração. Tudo por que ela vai liberando a glicose gradualmente no sangue. Uso indicado antes e durante a atividade.

Ideal para manter os níveis de glicose – Para um desportista, quando ele está em uma atividade física, uma queda de glicose pode ocasionar uma série de problemas, com confusão mental, vertigens e até mesmo desmaios. A maltodextrina ajuda a manter estável os níveis de glicose durante essas atividades.

Após o treino:

Para a prática musculação e exercícios resistidos – Para quem pratica esse tipo de exercício a maltodextrina ajuda na recuperação da fibra muscular, evita que as proteínas sejam usadas como fonte de energia, favorece na absorção da substância pelos músculos, contribuindo para uma melhor recuperação muscular devido aos desgastes ocasionados pelo esforço físico. Deve ser ingerido logo após a prática esportiva.

Como tomar?

A Maltodextrina deve ser consumida apenas em dias de treino, para que não haja superdosagem de carboidratos.

No mercado existem duas versões do carboidrato que é a forma em pó e a forma em gel.

A maltodextrina em gel está disponível em vários sabores e já vem pronta para o consumo. Muitos atletas acham mais viável essa versão, principalmente na hora do treino ou corrida, já que o produto pode ser carregado no bolso, porém muitos reclamam que pelo fato de o produto ser concentrado, deixa um sabor amargo na boca. Existem atletas que preferem tomar o gel com um pouco de água para diminuir a intensidade do sabor.

A versão pó é diluída em água e batida no liquidificador ou na coqueteleira. Existem vários sabores e até mesmo alguns mix de sabores.

A quantidade de maltodextrina a ser consumida varia de acordo com o peso de cada pessoa. Por esse motivo é bom consultar um profissional que ajudará na quantidade exata do produto e melhor forma de ingestão, contudo os valores indicados de forma geral são de uma a três colheres de sopa do produto diluído em 250 ml de água.

A maltodextrina pode ser ingerida com outros suplementos como o Whey Protein no pós-treino e junto também com a Creatina, BCAA ou Glutamina.

Como a Malto atua diretamente na glicemia. Ela eleva também a captação de aminoácidos e ácidos graxos. Quando associada com outros aminoácidos e minerais, aumenta os benefícios dessas substâncias no organismo, tornando os resultados eventualmente melhores.

Engorda?

Não! Quando usada na dosagem e horário correto. A maltodextrina além de ajudar a aumentar a performance dos exercícios, também ajuda na perda da gordura, pois gasta mais energia e contribui para o aumento da massa magra.

Como a Malto é um carboidrato, reservas ocasionarão acúmulo de gordura.

Em resumo, podemos dizer que se houver maior ingestão de carboidrato do que o necessário, haverá um acúmulo desse carboidrato no organismo, consequentemente a pessoa irá engordar. Por isso é importante manter uma dieta balanceada e ter a ajuda de um nutricionista, que indicará as doses corretas de ingestão do aditivo.

Posso usar para ganhar peso?

Lembrando que a maltodextrina é um carboidrato que também pode ser utilizado em uma dieta de ganho de peso, mas deve ser incluído uma atividade física na rotina, para ganhar massa muscular e não apenas tecido gorduroso.

Quais os efeitos colaterais?

Citamos abaixo alguns efeitos colaterais da Maltodextrina:

  • Intolerância aos produtos da fórmula: Alergia, problemas respiratórios, erupções de pele são alguns dos efeitos que podem surgir em caso de intolerância ao aditivo.
  • Inchaço abdominal e gases intestinais: Pode em qualquer momento acontecer problemas com flatulência e dores abdominais.
  • Aumento de peso: Como dito anteriormente, o uso excessivo de maltodextrina pode ocasionar aumento de peso.
  • Baixa no sistema imunológico: É preciso tomar cuidado com o sistema imunológico, já que o aditivo consome com boa parte das reservas de vitaminas do organismo, lembrando de que um nutricionista ajudará na complementação dessas carências.
  • Resistência do organismo ao aditivo: Em certos casos pode ocorrer do organismo desenvolver rejeição, já que não está acostumado com o produto. Em certos casos a pessoa pode ter tonturas e indigestão. Mas os sintomas desaparecerão com o passar dos dias.

Em todo o caso, sabemos que qualquer suplementação deve ser feita junto com uma dieta balanceada e com avaliação nutricional.

Quais as melhores marcas?

Mega Maltodextrina (1000g) Probiótica
Mega Maltodextrina (1000g) Probiótica

Entre muitas marcas de maltodextrina que estão no mercado, citaremos algumas, que são consideradas melhores. Veja a lista abaixo:

  • Carboplex da Advanced Nutrition
  • Maltodextrina da Solaris Nutrition
  • Mega Maltodextrin da Probiótica
  • Maltodextrina da Ethika

Essas são apenas algumas das marcas de maltodextrina disponíveis no mercado. Existem muitas outras marcas inclusive de importados. Muitas vezes a maior diferença entre uma marca e outra está nos sabores do aditivo ou na diferença dos valores.

O preço da embalagem de 1 quilo pode variar muito, dependendo da marca. O mesmo acontece com o aditivo em gel.

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