O ginseng é uma raiz que muitos dizem trazer diversos benefícios à nossa saúde. Mas será que isso é verdade ou será que é só mais uma invenção para vender mais suplementos e extrato?

Neste artigo iremos listar benefícios que essa raiz medicinal pode proporcionar a nossa saúde, segunda as evidências científicas.

O que é

O ginseng é uma raiz que tem sido usado na medicina tradicional chinesa há séculos.  Ele têm raízes grossas e pode ser classificado de três maneiras, dependendo de quanto tempo ele demora para crescer:

  • Fresco: é colhido antes de 4 anos
  • Branco: é colhido entre 4 e 6 anos
  • Vermelho: é colhido após 6 anos

Existem muitos tipos dessa erva, mas os mais populares são o ginseng americano (Panax quinquefolius) e o ginseng asiático (Panax ginseng).

O ginseng americano e asiático varia em sua concentração de compostos ativos e efeitos no corpo. Os dois principais compostos dessa raiz são os ginsenosídeos e gintonina. Estes compostos complementam-se mutuamente para proporcionar diversos benefícios à saúde.

Para que serve

O ginseng é usado como suplemento para emagrecer, para resolver problemas de disfunção erétil e para dar mais energiar. Ele também é usado na culinária e para a fazer chás. Existem dois tipos principais de ginseng e cada um deles serve melhor para determinadas funções.

Acredita-se que o ginseng americano serve como um agente relaxante, enquanto que o asiático tem um efeito revigorante.

raiz de ginseng
O ginseng é muito parecido com o gengibre.

Benefícios à saúde

Nos últimos anos, essa raiz tem sido estudada pela ciência e o resultado desses estudos têm sido reveladores. A seguir, iremos listars os benefícios que essa raiz pode proporcionar à nossa saúde.

Potente antioxidante que pode reduzir inflamações

O ginseng possui propriedades benéficas antioxidantes e anti-inflamatórias. Alguns estudos com tubo de ensaio demonstraram que o extrato e os compostos de ginsenosídeos poderiam inibir a inflamação e aumentar a capacidade antioxidante nas células (1, 2).

Os resultados também são promissores em seres humanos.

Um estudo com 18 jovens atletas do sexo masculino investigou os efeitos de tomar 2 gramas de extrato de ginseng vermelho coreano três vezes por dia durante sete dias:

Os resultados deste estudo sugerem que a suplementação de ginseng poderia reduzir o dano muscular induzido pelo exercício e as respostas inflamatórias, resultando em melhorias na sensibilidade à insulina (JUNG et. al, 2011).

Outro estudo com pessoas com inflamação cutânea encontrou melhorias na inflamação e atividade antioxidante após o tratamento com extrato de ginseng vermelho coreano.

Por fim, um estudo maior acompanhou 71 mulheres pós-menopáusicas que tomaram 3 gramas de ginseng vermelho ou placebo diariamente durante 12 semanas. A atividade antioxidante e os marcadores de estresse oxidativo foram então medidos.

Os resultados sugerem que RG pode reduzir o estresse oxidativo ao aumentar a atividade enzimática antioxidante em mulheres na pós-menopausa (SEO et. al, 2014).

Pode ter efeitos positivos para o nosso cérebro

Essa raiz poderia ajudar a melhorar certas funções cerebrais, como memória, comportamento e humor. Alguns estudos com tubo de ensaio e animais mostram que componentes do ginseng, como ginsenosídeos e compostos K, poderiam proteger o cérebro contra danos causados ​​por radicais livres (3, 4, 5).

Um estudo acompanhou 30 pessoas saudáveis durante quatro semanas. Estas pessoas ​​que consumiam 200 mg de panax ginseng diariamente. No final do estudo, estas pessoas apresentaram melhora na saúde mental, no funcionamento social e no humor. Porém, o mesmo estudo concluiu que os esses benefícios diminuem de intensidade após uso prolongado.

Outro estudo examinou como doses de 200 ou 400 mg de panax ginseng afetaram desempenho mental, fadiga mental e níveis de açúcar no sangue de 30 adultos saudáveis ​​antes e após um exame mental de 10 minutos de duração.

A dose de 200 mg, em oposição à dose de 400 mg, foi mais eficaz para melhorar o desempenho mental e a fadiga durante o teste.

Em geral, esses dados sugerem que o Panax ginseng pode melhorar o desempenho e a percepção de fadiga mental durante a atividade mental sustentada. Este efeito pode estar relacionado às propriedades gluco-reguladoras agudas do extrato (REAY et. al, 2005).

É possível que o ginseng tenha ajudado na absorção de açúcar no sangue, o que poderia ter melhorado o desempenho e reduzido a fadiga mental. No entanto, não está claro por que a dose menor foi mais eficaz que a dose mais alta.

Um terceiro estudo descobriu que tomar 400 mg de Panax ginseng por dia durante oito dias melhorou a calma e as habilidades matemáticas. Além disso, outros estudos encontraram efeitos positivos na função e no comportamento cerebral em pessoas com doença de Alzheimer (6, 7, 8).

extrato de ginseng 200 mg BIOVEA
Um extrato de panax ginseng de 200 mg por cápsula produzido pela BIOVEA.

Poderia tratar a disfunção erétil masculina

Estudos mostram que ele poderia ser uma alternativa útil para o tratamento da disfunção erétil em homens.

Nossos dados mostram que o ginseng pode ser uma alternativa efetiva às abordagens invasivas para o tratamento da disfunção erétil masculina (ANDRADE et. al, 2007).
Nossos dados mostram que o ginseng vermelho coreano pode ser uma alternativa eficaz para o tratamento da disfunção erétil masculina (HONG, 2002)

Os compostos encontrados no ginseng podem proteger contra o estresse oxidativo nos vasos sanguíneos e tecidos do pênis e assim ajudar a restaurar a função normal do orgão (9, 10). Além disso, estudos mostraram que ele pode promover a produção de óxido nítrico, um composto que melhora o relaxamento muscular no pênis e aumenta a circulação sanguínea.

Um estudo descobriu que os homens tratados com ginseng vermelho coreano apresentaram uma melhora de 60% nos sintomas de disfunção erétil, em comparação com a melhoria de 30% produzida por uma medicação (trazodona).

Além disso, outro estudo mostrou que 86 homens com disfunção erétil apresentaram melhorias significativas depois de tomar 1.000 mg de extrato de ginseng envelhecido por 8 semanas .

A função erétil e os resultados de satisfação geral após a medicação foram significativamente maiores do que no grupo placebo. A função eréctil dos pacientes no grupo tratado com [ginseng] melhorou significativamente, sugerindo que ele poderia ser utilizada para melhorar a função erétil em pacientes do sexo masculino (KIM et. al, 2009).

No entanto, são necessários mais estudos para tirar conclusões definitivas sobre os efeitos dessa raiz no tratamento da disfunção erétil.

Pode fortalecer o nosso sistema imune

Os estudos que exploram os efeitos do ginseng sobre o sistema imunológico se concentram em pacientes com câncer submetidos a cirurgia ou tratamento de quimioterapia.

Um estudo seguiu 39 pessoas com câncer de estômago após procedimentos cirúrgicos, tratando com 5,400 mg de ginseng diariamente durante dois anos.

[...] Nossos dados [...] sugere[m] que [ele] melhorou os sintomas subjetivos e as funções imunes dos pacientes e evitou recorrências pós-operatórias (KIM, 1998).

Outro estudo examinou o efeito do extrato de ginseng vermelho em marcadores do sistema imunológico em pessoas com câncer de estômago avançado submetidas a quimioterapia pós-cirurgia.

Após três meses, aqueles que extraíam o extrato de ginseng vermelho tinham melhores marcadores do sistema imunológico do que aqueles no grupo controle ou placebo.

[...] Esses resultados sugerem que a ingestão pós-operatória do extrato de ginseng vermelho tem potencial para melhorar a imunidade anti-câncer [...] durante a quimioterapia pós-operatória (SUH et. al, 2004).

Mesmo que esses estudos citados mostrem melhorias do sistema imunológico em pessoas com câncer, é necessário mais pesquisas para entendermos melhor a eficácia do ginseng como fortalecedor do sistema imune.

Poderia ser benéfico na luta contra o câncer

Ele também pode ser útil na redução do risco de desenvolvimento de certos tipos de câncer. Os ginsenosídeos desta erva demonstraram ajudar a reduzir a inflamação e fornecer proteção antioxidante (11, 12, 13). Os ginsenosídeos poderiam beneficiar esse ciclo prevenindo a produção e crescimento de células anormais .

Uma revisão de vários estudos indicou que as pessoas que tomaram ginseng apresentaram um risco 16% menor de desenvolver câncer.

Identificamos nove estudos [...] avaliando a associação entre o consumo de ginseng e o risco de câncer; Esses estudos envolveram 7.436 casos e 334.544 participantes. [...] Os dados da meta-análise indicaram um risco significativo de 16% menor de desenvolver câncer em pacientes que consumiram ginseng (JIN et. al, 2016).

Um estudo observacional sugeriu que as pessoas que tomam ginseng podem ter menos probabilidades de desenvolver certos tipos de câncer, como câncer de lábio, boca, esófago, estômago, cólon, fígado e câncer de pulmão, do que aqueles que não tomam.

Embora estudos mostrem alguns benefícios para a prevenção do câncer, os resultados ainda permanecem inconclusivos.

Embora tenham sido obtidos alguns resultados favoráveis em alguns estudos destinados a investigar seus efeitos sobre a nasofaringite aguda, diabetes, doença de Alzheimer e disfunção erétil, é cedo para dizer algo conclusivo. Em pacientes com câncer, ele demonstrou ser eficaz na redução da fraqueza causada pelo câncer e seu tratamento. Por outro lado, o ginseng pode causar importantes interações com outros medicamentos, embora seja descrito como um produto relativamente seguro. Por agora, parece ser razoável usar o ginseng apenas para fraquezas relacionadas ao câncer em pacientes com câncer (UNLU et. al, 2016).

Pode combater o cansaço físico e aumentar a energia

Um estudo de quatro semanas explorou os efeitos de dar 1 ou 2 gramas de Panax ginseng ou placebo a 90 pessoas com fadiga crônica. A raiz mostrou efeitos antifadiga, em parte devido às suas características antioxidantes.

Outro estudo deu 364 sobreviventes de câncer experimentando fadiga tomaram 2.000 mg de ginseng americano ou um placebo. Após oito semanas, aqueles no grupo de ginseng apresentaram níveis significativamente mais baixos de fadiga do que os do grupo placebo.

Por fim, ma revisão de mais de 155 estudos sugeriu que os suplementos de ginseng podem não só ajudar a reduzir a fadiga, mas também poderiam melhorar o desempenho físico. Porém, os resultados não são conclusivos:

Descobrimos que não há evidência clínica suficiente para apoiar o uso de suplementos de ginseng na redução da fadiga e no aprimoramento do desempenho físico, pois apenas alguns estudos randomizados controlados com um pequeno tamanho de amostra foram publicados até o momento. É necessário estudos randomizados controlados maiores para confirmar a eficácia dos suplementos de ginseng na redução da fadiga (BACH, 2016).

Pode controlar o açúcar do sangue

O ginseng parece ser benéfico no controle da glicemia em pessoas com ou sem diabetes. O ginseng americano e asiático mostrou melhorar a função das células pancreáticas, aumentar a produção de insulina e aumentar a absorção de açúcar no sangue nos tecidos. Ele também ajuda ao fornecer proteção antioxidante que reduz os radicais livres nas células daqueles com diabetes (14, 15).

Um estudo avaliou os efeitos de 6 gramas de ginseng vermelho coreano, juntamente com a medicação ou dieta anti-diabética usual, em 19 pessoas com diabetes tipo 2. Eles foram capazes de manter um bom controle de açúcar no sangue ao longo do estudo de 12 semanas. Também apresentaram uma diminuição de 11% nos níveis de açúcar no sangue, uma diminuição de 38% na insulina em jejum e um aumento de 33% na sensibilidade à insulina.

Outro estudo mostrou que o ginseng americano ajudou a controlar os níveis de açúcar no sangue em 10 pessoas saudáveis ​​depois de realizarem um teste de tolerância à glicose:

Em indivíduos não diabéticos, 3, 6 ou 9 g de ginseng americano tomados 40, 80 ou 120 minutos antes de um teste de tolerância à glicose melhorou significativamente a tolerância à glicose (VUKSAN et. al, 2001).

Parece que o ginseng vermelho fermentado poderia ser ainda mais eficaz no controle do açúcar no sangue. O ginseng fermentado é produzido com a ajuda de bactérias vivas que transformam os ginsenosídeos em uma forma mais potente que pode ser mais facilmente absorvida pelo corpo. Um estudo mostrou que tomar 2,7 gramas de ginseng vermelho fermentado diariamente foi eficaz na redução do açúcar no sangue e no aumento dos níveis de insulina após uma refeição de teste, em comparação com um placebo.

Efeitos colaterais

De acordo com diversas pesquisas, o ginseng parece ser seguro e não deve produzir efeitos colaterais graves se usado corretamente. Porém ele pode sim causar efeitos colaterais, tais como:

  • diarréia
  • insônia
  • dores de cabeça
  • taquicardia
  • flutuações da pressão arterial

Em mulheres, ele pode causar efeitos colaterais adicionais, tais como sangramento vaginal e sensibilidade nos seios. Esses efeitos colaterais são graves o suficiente para que as mulheres que lutam contra o câncer de mama sejam orientadas a evitar tomar ginseng.

Pessoas que tomam medicamentos para diabetes devem monitorar seus níveis de açúcar no sangue de perto antes de usar o extrato ou suplemento dessa raiz para garantir que esses níveis não sejam muito baixos.

Além disso, o ginseng pode reduzir a eficácia de medicamentos anticoagulantes. Se você toma algum tipo de anticoagulante, não use o extrato ou suplemento dessa raiz. Pessoas que tomam inibidores da monoamina oxidase (IMAO) e remédios para pressão arterial não vem consumir essa raiz.

Como sempre recomendamos, consulte um médico antes de tomar qualquer tipo de suplementação ou extratos.

É recomendado que crianças ou mulheres que estão grávidas ou amamentando evitem tomar ginseng, seja em pó, seja suplementos.

Como tomar

Você pode tomar ele tanto em sua forma natural quanto extrato. O extrato de ginseng pode ser encontrado em formas em pó, comprimidos, cápsulas e óleos.

Sugere-se tomar as seguintes doses diárias:

1 a 2 gramas Raiz crua
200 a 400 mg Extrato ou suplemento

 

É recomendado começar tomando doses mais baixas e ir aumentando aos poucos. Assim, seu corpo vai se acostumando aos poucos. Tomar doses muito altas logo no começo poderia causar efeitos colaterais.

Há evidências que sugerem que o uso prolongado do ginseng pode diminuir sua eficácia. Deste modo, para maximizar seus benefícios, você deve tomá-lo por algumas semanas seguidas por períodos de pausa. Assim, sempre que você for tomá-lo, os efeitos sempre serão maiores.

Se você for usar o extrato, procure um que contenha de 2 a 3% de ginsenosídeos totais e tome-o antes das refeições para melhorar sua absorção.

***

Gostou desse artigo? Foi útil para você e esclareceu suas dúvidas? Comente logo abaixo e deixe a sua opinião sobre as informações aqui colocadas. 🙂

Join the Conversation

401 Comments

  1. Good info. I previousally to spend alot of my time wakeboarding and watching games. It was possibly the most special time of my past and your content somehow reminded us of that. Thank You

  2. Amazing issues here. I’m very glad to see your article. Thank you
    a lot and I am having a look ahead to contact you.
    Will you please drop me a e-mail?

  3. I have been browsing online more than three hours today,
    yet I never found any interesting article like yours.
    It is pretty worth enough for me. Personally, if all web owners and bloggers
    made good content as you did, the internet will be a lot more
    useful than ever before.

  4. Hello would you mind stating which blog platform you’re using?
    I’m going to start my own blog soon but I’m having a hard time making a decision between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your design seems different then most blogs and I’m looking for something completely unique.
    P.S Apologies for being off-topic but I had to ask!

  5. Howdy would you mind letting me know which hosting company you’re
    using? I’ve loaded your blog in 3 different internet browsers and I must say
    this blog loads a lot faster then most. Can you suggest a good hosting provider at a reasonable
    price? Thanks, I appreciate it!

  6. Thanks for your personal marvelous posting!
    I really enjoyed reading it, you are a great author.I will make sure to bookmark your blog and will
    often come back at some point. I want to encourage you to continue your great work, have a nice holiday weekend!

  7. Takipçi satın alabilmek itimat edilir sitelerden hesabınıza zarar vermez.

    Sizi tanınmış gösterir ve fenomen olmanız amacıyla sizlere üstünlük sağlar.

    Takipçi sitelerinin hepsine güvenmeyiniz.

    instagram takipçi satın al vasıtası
    ile güvenilir bir siteden alış veriş yapmak size sonsuz bir güvenilirlik sağlayacaktır.

    Bu siteyi size sunmamızın sebebi tamamen güvenilir olması ve 2018 yılından bu yana güvenilir
    oldugundan emin olmamızdır.

    .

  8. My brother recommended I may like this web site. He used to be totally right.
    This publish actually made my day. You cann’t consider simply how so much time I had
    spent for this info! Thanks! 0mniartist asmr

  9. Instagram için fenomen olmanın en önemlisi hesabınızı yükseltmenin bir kaç püf noktası ;

    Türkiye de genel de en fazla kullanılan Instagram ve facebook gibi sosyalmedya uygulamaları,
    Milyarlarca kullanıcıya sahip bir kitleden oluşuyor Durum böyle olunca birçok kişi Instagram’da nasıl fenomen olunur?

    Fenoemenler ayda ne kadar kazanırlar gibi sorular akla gelmekte.
    Instagram yada facebook gibi mercalarda fenomen olarak çok
    miktarda gelir eldebelirsiniz, tabi ki bu hemen olacak iş değildir, özellikle bazı kişiler biraz aceleci olmaktadır,
    fakat bu kadar kolay olsa idi herkes fenomen olabilirdi.

    Takipçi satın alarak sadece takipçi sayınızı artırmak ile kalmaz, aynı zamanda etkileşiminizi de sürekli olarak artırabilirsiniz.
    Daha fazla takipçi, daha fazla beğeni demek, beğeni yada takipçi için Bu anlamda
    en kolay başvurabileceğiniz çözüm Instagram gerçek takipçi satın al hizmetleridir.

    Genelde iyi bir profile sahip olmak için TÜRK takipçi talep etmenizi
    önermekteyiz.

    Fenomen olmak için gerekenlerden bahsedecek olursak ;
    Instagram, her geçen gün daha da popüler bir platform
    olmaya devam ediyor. Büyük bir kullanıcı kitlesine sahip olan Instagram’da popüler olan bir kişi büyük
    gelirler kazanabiliyor. Durum böyle olunca birçok kişi Instagram’da fenoman olmanın yollarını araştırıyor.
    Instagram’da fenomen olmak için yapmanız gerekenler ise şunlardan oluşuyor:

    Takipçi Alarak Sayınızı yükseltin
    Instagram hesabınızı geliştirerek daha fazla kullanıcıya ulaşabilirsiniz.
    Bu aşamada, ilk olarak akılda kalıcı ve basit bir kullanıcı adı seçmek sizin için daha faydalı olacaktır.
    Aynı zamanda, seçeceğiniz kullanıcı adı içerikleriniz ile ilgili olursa
    daha akılda kalıcı olur. Dikkat çekici ve özgün bir profil fotoğrafı kullanmak da kullanıcıların ilgisini çekecektir.
    Ayrıca takipçileriniz ile aranızda iyi bir bağ oluşmasını sağlayacaktır.

    yani bu durumda trendlere çıkan paylaşımları takip ederek
    etiket yapmalısınız.

    Kendiniz olun başkalarını taklit etmeyin

    Instagram’da takipçi rakamnızı artırmanın ve yeni kullanıcılara ulaşmanın yolları arasında en önemli olan madde ise
    özgün olmaktır. Başka hesapları ve kişileri yansılamak
    etmeniz halinde kullananlarınız için kötü bir görüntü çizmeniz kaçınılmaz olacaktır.
    bu aşamada, paylaşmış olduğunız içerikler, fotoğraflar hesabınızın i·lişkiı ile ahenkli olmalıdır.
    Özgün içerik üretme mevzusunda kendi temanız ile alakalı içerik paylaşan öteki kullanıcıları takip edip ilham alabilirsiniz.
    bu noktada, onlar ile fikir alışverişi yapabilir
    ve gelişmeniz konusunda katkı alabilirsiniz. ek olarak, öteki hesaplar ile yapacağınız etkileşimler sonucunda hesabınızın da takipçi
    saysıcaklıknı artırabilirsiniz.

    https://www.takip2018.com/

  10. Hey there! Quick question that’s completely off topic.
    Do you know how to make your site mobile friendly? My web site looks weird when browsing from my iphone.
    I’m trying to find a template or plugin that might
    be able to correct this issue. If you have any suggestions, please share.
    Thanks!

  11. I must thank you for the efforts you have put in writing this site.
    I really hope to check out the same high-grade content from you
    in the future as well. In truth, your creative
    writing abilities has inspired me to get my very
    own site now 😉

  12. I believe everything said made a bunch of sense.
    But, what about this? what if you added a little information?
    I mean, I don’t wish to tell you how to run your website,
    but what if you added a post title to possibly grab folk’s attention? I mean Ginseng:
    para que serve e quais benefícios ele traz? – EduLife.com.br is a little boring.
    You could glance at Yahoo’s home page and see how they create
    article titles to get viewers to open the links.
    You might add a related video or a related pic or two to get readers excited about what you’ve got to say.
    In my opinion, it could bring your website a little
    bit more interesting.

  13. I am really loving the theme/design of your site.
    Do you ever run into any browser compatibility
    problems? A few of my blog audience have complained
    about my site not working correctly in Explorer but looks
    great in Firefox. Do you have any ideas to help fix this problem?

  14. Hello! I know this is kinda off topic however I’d figured I’d ask.
    Would you be interested in exchanging links or maybe guest writing a blog article or vice-versa?
    My website covers a lot of the same subjects as
    yours and I think we could greatly benefit from each other.

    If you might be interested feel free to send me an email.
    I look forward to hearing from you! Terrific blog by
    the way!

  15. Heya i’m for the first time here. I found this board and I
    in finding It truly helpful & it helped me out a lot.
    I am hoping to give one thing again and aid others like you aided me.

  16. En iyi leke kremi alarak cildinizdeki cilt tonu farklılıklarına son verebililrsiniz, Dünya çapında satışa sunulan hc
    care leke kremine sahip olmak
    sadece bir tık uzakta.. Yaz gelmeden cilt tonu farklılıklarına en iyi leke kremi markası ile son ver!

    Leke kremi ; Leke KreMi

  17. I like the valuable information you provide in your articles.
    I will bookmark your weblog and check again here regularly.
    I’m quite certain I’ll learn a lot of new stuff right here!
    Good luck for the next!

  18. scoliosis
    I’m truly enjoying the design and layout of your website.
    It’s a very easy on the eyes which makes it much
    more enjoyable for me to come here and visit more often. Did you hire out a designer to create your theme?
    Outstanding work! scoliosis

  19. scoliosis
    I am not sure the place you’re getting your information, but good topic.
    I must spend some time studying much more or figuring out more.
    Thank you for wonderful info I used to be looking for this info for my mission. scoliosis

  20. scoliosis
    My brother suggested I might like this blog.
    He was entirely right. This post actually made my day. You
    can not imagine just how much time I had spent for this information! Thanks!
    scoliosis

  21. free dating sites
    Hello there! This is my first visit to your blog! We are a
    collection of volunteers and starting a new initiative in a
    community in the same niche. Your blog provided us useful information to
    work on. You have done a marvellous job! dating sites

  22. I do not even know how I ended up here, but I thought this post was great.
    I do not know who you are but certainly you’re going to a
    famous blogger if you are not already 😉 Cheers!

  23. Today, while I was at work, my sister stole my apple ipad and tested to see if it can survive a 25 foot drop,
    just so she can be a youtube sensation. My iPad is now
    destroyed and she has 83 views. I know this is totally off topic
    but I had to share it with someone!

  24. Wonderful blog! Do you have any hints for aspiring writers?
    I’m hoping to start my own site soon but I’m a little lost on everything.

    Would you propose starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many options out there
    that I’m completely overwhelmed .. Any recommendations? Thank you!

  25. I have to thank you for the efforts you have put in penning this site.
    I’m hoping to check out the same high-grade blog posts from you later on as well.

    In fact, your creative writing abilities has motivated me to
    get my own website now 😉

  26. Aw, this was an extremely nice post. Spending some time and actual effort to create a superb article… but what can I say… I hesitate a whole lot and don’t manage to get nearly anything done.

  27. Thanks for one’s marvelous posting! I truly enjoyed reading it, you’re a great author.I will make certain to bookmark your blog and may come
    back later on. I want to encourage that you continue your great
    job, have a nice weekend!

  28. I do not even know how I ended up here, but I thought this post was great.

    I don’t know who you are but definitely you are going to a famous blogger if you aren’t already 😉 Cheers!

  29. If you’re not familiar with the genre, tower defense games are strategy games where you purchase and position armed towers at strategic points in order to stop waves of enemies that are trying to reach your base and destroy it. According to Steam’s top 150 tower defending games of all time, Plants vs Zombies: Game of the Year is number one. Playing the game is simple, you simply plant flowers and watch them attack the zombie swarms. In order to plant more zombie stopping foliage, you must collect falling suns or plant sunflowers. Once you acquire a certain number of suns, you can plant more defensive plants. https://blog.ivfrigadonors.eu/index.php/community/profile/fabiangertrude5/ Until recently, I assumed Words With Friends was one of these activities because, well, it’s Scrabble. Sadly, these days, not even in the nerdiest, wordiest online environment can we get away from men who do not understand or respect social boundaries. I found this out recently after accepting a game request from a stranger, who immediately messaged me. Chess but double the fun! Team up with the player on the opposite side to checkmate the other team before they checkmate you Learn and Play to practice the pieces and rules of chess. Playing is going to make your brain grow and improve your chess game. Give it a try.

  30. whoah this blog is wonderful i like reading your posts.

    Stay up the great work! You recognize, a lot of persons are hunting around for this info, you can aid them greatly.

  31. На что воздействует виагра Компания быстро поняла, в чём тут выгода. В 1998 году FDA (федеральное агентство, которое проверяет все лекарственные препараты на рынке США) одобрило препарат под названием «Виагра» для лечения эректильной дисфункции. Взаимодействие с другими лекарствами Такие препараты, как эритромицин, кетоконазол и циметидин, замедляют процессы вывода силденафила из организма, что приводит к повышению его концентрации в плазме крови. Информация на сайте не является руководством по самолечению и представлена для ознакомления. Команда сайта настоятельно рекомендует обратиться к профильному специалисту при подозрении какого-либо заболевания.ИМЕЮТСЯ ПРОТИВОПОКАЗАНИЯ. НЕОБХОДИМА КОНСУЛЬТАЦИЯ СПЕЦИАЛИСТА. Препарат “Виагра” показан в комплексной терапии пациентов с эректильной дисфункцией. “Виагра” показана для временного использования с целью повышения самооценки пациента и создания уверенности в сексуальной состоятельности. Мужчины писали, как правило, соблюдая конспирацию. Начинали издалека: “Зачем девушке “Виагра”? У вашего мужа проблемы? Что хотели бы узнать о таблетках?”
    https://autoeifer.de/community/profile/elanamedlin6904/
    Удивительно видеть на ресурсе с молодой аудиторией, что большая часть людей понятия не имеет, что из себя представляет марихуана. Думал, что все стали куда более просвещенными в этом вопросе. А получается, что пропаганда и такие высеры деда работают(( Нет никакой физической зависимости от травы, только психологическая. Травокур не пойдет на конфликт, чтобы вымутить травы. Он просто расстроится)) Наиболее известные вещества, тормозящие центральную нервную систему: алкоголь, снотворные и транквилизаторы (бензодиазепины, барбитураты), GHB, кетамин. При этом гомосексуальные мужчины примерно в 1,6 раза чаще, чем гетеросексуальные, принимали наркотики с целью усиления сексуальных ощущений. В Австралии незаконно продавать попперс в качестве ингалянтов, и в 2018 году правительство заявило, что алкилнитриты считаются опасными, как героин и кокаин. Сообщество ЛГБТ + посчитало, что это шаг назад в защиту прав геев. При злоупотреблении попперсами, могут появится симптомы отравления нитратами: усталость, отдышка и жажда. При большой передозировке возможен и летальный исход, но таких случаев зафиксировано не было.

  32. I like the helpful info you provide for your articles. I’ll
    bookmark your blog and take a look at again right here regularly.
    I am rather sure I will learn many new stuff right here!

    Good luck for the next!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *