A espinheira santa é uma erva usada popularmente para fazer remédios caseiros. Ela é conhecida por vários nomes e pode trazer alguns benefícios para a nossa saúde.
Neste artigo, iremos falar mais sobre esses benefícios, para que ela serve e como preparar o chá dessa erva medicinal brasileira.
O que é
A espinheira santa (Maytenus ilicifolia) é uma planta medicinal de pequeno porte muito presente na região sul do Brasil.
Suas folhas possuem espinhos e suas flores são brancas, atinge aproximadamente 5 metros e por possui pares de espinhos em suas folhas leva esse nome popular por ser considerada um “santo remédio”.
Em algumas regiões também é conhecida por outros nomes populares como espinheira-divina, erva-cancerosa, cancorosa-de-sete-espinhos, espinho-de-deus, limãozinho, salva-vidas, sombra-de-touro, entre outros.

Espinheira santa (Maytenus ilicifolia)
Para que serve espinheira santa
A espinheira santa é muito utilizada para tratar problemas gastrointestinais, tais como a gastrite, úlcera, gases, azia e queimação. Também possui atividade antimicrobiana e propriedades diuréticas que auxiliam no combate à retenção de líquidos. Externamente, outro uso comum é como cicatrizante, tonificante e antisséptico.
Resumidamente, as principais as principais indicações de uso são:
- Gastrite crônica
- Gases
- Fermentações gastrintestinal
- Doenças da pele (acne, eczema, eczemas, ulcerações, herpes, afecção pruriginosas)
- Moléstias do estômago
- Úlceras pépticas
- Males hepáticos e renais
- Azia
- Vômitos e digestão
- Irritações estomacais
- Atonia gástrica
- Hiperacidez
- Gastralgias
- Inflamação
- Vômitos
Espinheira santa emagrece?
Por ser uma planta diurética está associada com o emagrecimento. Isso porque, auxilia na retenção de liquido. Com a digestão funcionando bem e adequadamente, o corpo não acumula gordura, pois aumenta a capacidade de eliminar tudo que é desnecessário. Então, podemos dizer que a espinheira santa pode sim te ajudar a emagrecer.
Porém, sozinha ela não vai fazer milagre. Para você emagrecer você tem que gastar mais calorias do que você consome. Usar esta erva para emagrecer e continuar comendo mais calorias que você precisa não te ajudar a perder peso.
Como fazer o chá de espinheira santa
As partes utilizadas da espinheira santa para fazer chá podem ser as folhas, cascas e raízes (preparado por decocção).
Preparo por infusão: Aqueça a água até o ponto de fervura e adicione 3 colheres (sopa) de folhas secas picadas ou 12 folhas frescas grandes em 1 litro de água. Deixe de repouso por 5 minutos, de preferência tampada.
Preparo por decocção: Adicione 30g de cascas ou raízes em ½ litro de água. Ferver por aproximadamente 5 minutos.
Preparo para compressas: ferva 10 folhas em ½ litro de água. Deixe esfriar e aplique topicamente nas feridas.
Contraindicações
O chá de espinheira santa é contraindicado para grávidas e para mulheres que desejam engravidar. Estudos mostram resultados de interferência na parede uterina, dificultando a aderência do embrião. Também não deve ser consumido por crianças e lactantes.