Cloreto de magnésio: o que é, benefícios, contraindicações e como tomar

O cloreto de magnésio é um suplemento derivado do magnésio que faz maravilhas à saúde. Ele é responsável por várias funções do corpo, além de tratar doenças. Se você já ouviu falar dessa substância, mas, não sabe nada sobre ele precisa ler este texto. A gente vai explicar para você o que é, para que serve, como tomar, efeitos colaterais e efeitos colaterais do cloreto de magnésio.

O que é?

O cloreto de magnésio é um suplemento mineral do magnésio. Calma que vamos explicar o que é magnésio! O magnésio é um elemento químico, um metal sólido no ambiente que é o nono mais presente no mundo, usado para dar liga ao alumínio, na fabricaçãode bombas e para a vida humana, o magnésio é importante para os ossos. Voltando para o cloreto de magnésio, esse composto químico é usado na culinária, especialmente na produção de tofu (queijo de leite de soja).

Para o organismo humano, o cloreto de magnésio é importante para os ossos, manutençãodas células, saúde do coração, processos respiratórios, melhoria das funções renais e funcionamento correto do cérebro. A descoberta sobre o uso desse suplemento mineral deu-se lá pela década de 80 e aqui no Brasil, os benefíciosdo cloreto de magnésio para a saúde foram difundidos pelo padre catarinense Beno Schorr que também era professor de química, biologia e física.

Cloreto de magnésio trata quais doenças?

Existem 10 problemas de saúde podem ser tratadas com cloreto de magnésio, saiba quais são elas:

  • Problemas nos ossos e músculos

Há um artigo do padre Beno Schorr onde ele relata sua experiência. Dos 55 aos 69 anos ele sentia um forte formigamento nas pernas que o fazia ficar quase o tempo todo sentado ou deitado. Ele começou a tomar 2 doses de cloreto de magnésio diariamente e após 30 dias já não sentia mais dor. Atualmente, é conhecida sua eficácia para sintomas de contração muscular em atletas. Além do mais, o cloreto de magnésio também melhora o desempenho dos praticantes de atividade física.

  • Desordem na diabetes e colesterol

O magnésio é responsável por ajudar a insulina transportar glicose para ascélulas. E a diabetes é um dos problemas causados pela deficiência de magnésio. Outra função do magnésio é manter em ordem os níveis do bom e do mau colesterol. Por isso é comum a prescrição da suplementação de magnésio a diabéticos e pessoas com anormalidades no colesterol.

  • Imunidade fraca e envelhecimento celular

Quando o sistema imunológico está fraco, o organismo fica mais suscetível a infecções. E tem mais! Como o câncer é o envelhecimento das células, a ingestão regular demagnésio atua na renovação das células existentes e ainda dá saúde as que vão surgir.

  • Sintomas de enxaquecas

A contração de nervos e vasos sanguíne os é uma das causas de dores de cabeça e enxaquecas. Como o magnésio melhora a circulação sanguínea e tem efeito sedativo é um aliado para quem sofre com dor de cabeça e também enxaquecas.

  • Dores menstruais

O cloreto de magnésio melhora sintomas da TPM por ajudar a regular os hormônios durante esse período. A ação sedativa do cloreto de magnésio também ajuda a diminuir a irritabilidade durante a menstruação.

  • Problemas no sistema digestivo

O ácido clorídrico é uma substância produzida no estômago e sua função a fazer o sistema digestivo funcionar corretamente; além de melhorar a absorção de nutrientes. A suplementação de cloreto de magnésio ajuda pessoas que produzem o ácido clorídrico em quantidade insuficiente.

  • Envelhecimento cerebral

O magnésio é uma das substâncias mais importantes para o cérebro. A regularidade no consumo ajuda a evitar o envelhecimento cerebral. Isso acontece porque o magnésio melhora a transmissão de impulsos nervosos, consequentemente aumentando a capacidade de aprendizado e memória.

  • Problemas renais e no fígado

A urina é uma forma de eliminar toxinas nos rins. Pessoas com baixos níveis de magnésio podem apresentar problemas nos rins e não conseguirem expulsar substâncias tóxicas. Já quem tem gordura no fígado em excesso encontram no cloreto de magnésio uma ajuda para resolver isso.

  • Dentes fracos

O magnésio e cálcio são importantes para formação dos dentes. Quando os níveis dessas substâncias estão em desequilíbrio, os ossos “roubam” o cálcio dos dentes que podem ficar enfraquecidos. Por isso, a suplementação de cloreto de magnésio ajuda a fortalecer os dentes.

  • Dificuldade para dormir

A ação sedativa do magnésio é tamanha que seus derivados são usados em anestesias. Isso explica porque o cloreto de magnésio melhora a qualidade do sono. Se você tem insônia pode investir nessa substância.

Cloreto de magnésio emagrece ou engorda?

O cloreto de magnésio ajuda a emagrecer porque melhora a absorção de nutrientes, evita estresse oxidativo e aumenta energia para fazer exercícios físicos. Porém, o melhor que você tem a fazer é associar o cloreto de magnésio a uma dieta equilibrada com atividade física. 

Como tomar 

Depende da apresentação do produto, porém, deve ser todos os dias e no mesmo horário. Se o suplemento for líquido, agite a embalagem coloque a quantidade indicada pelo fabricante em 240 ml de água.

A quantidade de cloreto de magnésio em pó por dia é 2 colheres de sopa. Por fim, o cloreto de magnésio em cápsulas também deve ser tomado com água e a quantidade é até 3 cápsulas diariamente, ou conforme orientações da embalagem. Nossa recomendação é consultar seu médico sobre sua intenção de fazer uma suplementação com cloreto de magnésio.

Contraindicações e efeitos colaterais 

Mulheres grávidas não podem tomar cloreto de magnésio porque a substância penetra na placenta, prejudicandoa saúde do bebê. Quem faz tratamento médico com antibióticos também não deve consumir, devido ao risco de anular a ação dos antibióticos. Em pessoas com pressão muito alta ou muito baixa a suplementação com cloreto de magnésio pode baixar drasticamente a pressão arterial.

Os efeitos colaterais do cloreto de magnésio aparecem quando é a quantidade diária de 350 ml é excedida.  Diarreia, reações alérgicas (coceira, inchaço do rosto, lábios e língua), aperto no peito, dificuldade para respirar e diminuição dos batimentos cardíacos são sintomas ligados ao exagero dessa substância. Por isso, ressaltamos a importância de consultar o médico antes de tomá-lo.

Onde comprar cloreto de magnésio

Você pode comprar cloreto de magnésio em farmácias e lojas de produtos naturais físicas e on-line. O preço varia conforme o local e o fabricante, mas o valor médio gira em torno deR$30,00. Sugerimos que você compre somente em redes de farmácias e lojas de produtos naturais conhecidas para ter certeza da procedência.

Tirou suas dúvidas sobre os benefícios do cloreto de magnésio para a saúde? Então, continue aqui para mais dicas de saúde.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *