Chã de pição: O que é, benefícios, receitas e contraindicações

Se você adora ler sobre os benefícios do chá não pode perder este texto! Você com certeza sabe que existe uma infinidade de chás, mas, o chá de picão ainda é pouco conhecido. Vamos falar para que serve chá de picão, como preparar, contraindicações e efeitos colaterais para você aproveitar suas propriedades.

O que é picão?

É uma planta medicinal cujo nome científico é Bidens pilosa, encontrada na América do Norte, América do Sul, África, Filipinas, Caribe e Brasil. Em terras brasileiras o picão é mais comum na região Centro-Oeste. O picão também é conhecido por outros nomes como picão-preto, erva-picão, carrapicho, carrapicho-picão, carrapicho-agulha, pica-pica, macela do campo, guambu, piolho de padre, amor de mulher, amor de burro e gariofilata. .

O picão tem um caule reto e com ramos que mede de 40 a 120 centímetros de altura que vemos em jardins urbanos e beiras de estradas. As folhas do picão, na verdade são galhos finos pretos com pelinhos que grudam na roupa de quem passar perto. É uma erva daninha que prejudica plantações de algodão, café, milho e soja. A planta se propaga por meio de semente e cada planta gera 3000 sementes. Apresenta rápido crescimento, sendo possível ter mais de 3 gerações do ano.picão preto

Benefícios

Embora seja uma erva daninha, várias propriedades medicinais são atribuídas ao picão. Elas são conhecidas há muito tempo na região Amazônica. A fama de amigo da saúde também chamou atenção do Ministério da Saúde que reconheceu suas propriedades fitoterápicas em 2014. E o estudo da bióloga Cristiane Martinez Ruiz Pegoraro sob supervisão da médica patologista Gisele Alborghetti Nai, o consumo do chá de picão pode ser potencializado se associado com o banho. Agora chegou o momento de você descobrir os 10 benefícios do chá de picão para a saúde:

  1. Fortalece o sistema imunológico

O chá de picão é rico em antioxidantes e proteínas que são compostos que agem na proteção do sistema imunológico, fechando o organismo para várias doenças. Além do mais, quando o sistema imune está fortalecido, o corpo também responde do lado de fora com pele, cabelo e unhas saudáveis.

  1. Tratamento da icterícia

A icterícia é uma alteração que deixa a pele, mucosas e olhos amarelados. Esse amarelamento da pele é provocado pelo excesso de um pigmento do sangue chamado bilirrubina. Geralmente é provocada por doenças no fígado, como a hepatite e a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) reconhece o picão como tratamento natural da icterícia. Converse com o médico antes de consumir o chá de picão.

  1. Bom para fígado, estômago e intestino

O chá libera toxinas do fígado e também facilita a digestão. A erva também é boa para quem sofre de prisão de ventre.

  1. Ameniza sintomas menstruais

O picão é fonte de magnésio, um mineral que age como sedativo natural com poder de reduzir a intensidade das cólicas menstruais. Por ser um sedativo ele também ajuda a combater a irritabilidade natural do período e auxilia a mulher a dormir melhor.

  1. Diminui açúcar no sangue

O consumo do chá ajuda no tratamento da diabetes, é considerado um poderoso hipoglicemiante natural. Se suas taxas de açúcar no sangue estão descontroladas, converse com seu médico sobre a intenção de consumir o chá.

  1. Trata picadas de insetos e alergias

Compressas de chá de picão morno coado ajudam a cicatrizar picadas de insetos. Faça esse procedimento 2 vezes ao dia até a irritação da pele terminar. A compressa também é muito ultilizada para tratar assaduras de bebês, antes de aplicar a bebida na criança converse com o pediatra.

  1. Reduz pressão arterial

O picão é um controlador natural da pressão com a vantagem de não aumentar o fluxo de urina, um dos efeitos colaterais dos medicamentos prescritos para hipertensão. Contudo, é sempre válido lembrar que você deve perguntar ao seu médico se pode consumir chá para baixar pressão.

  1. Ameniza dores musculares e reumáticas

Fazer compressas com chá de picão morno ajuda nos casos de dores musculares e reumáticas, devido à ação anti-inflamatória da erva. Deixe a compressa nas áreas doloridas até esfriar. Faça o tratamento somente após o médico liberar o uso do chá.

  1. Bom para a tosse

As propriedades anti-inflamatórias e expectorantes do picão podem ajudar nos casos de dor de garanta e tosse. Nesse caso dá para fazer 3 gargarejos por dia com o chá de picão morno; e também aspirando o vapor do chá por alguns minutos 2 vezes ao dia.

  1. Diurético

O chá de picão tem ação diurética, ou seja, estimula o organismo a liberar toxinas por meio da urina. Isso é bom porque as toxinas causam inchaço abdominal e celulite, mas, cuidado para não exagerar, a dose diária é de 3 a 5 xícaras.

Chá de picão emagrece?

Sim! Ele ajuda a emagrecer porque é diurético e tem cafeína, o que ajuda o chá a acelerar a queima de gordura. Além de atuar na perda de peso, o chá de picão é útil no tratamento da celulite por ter ação anti-inflamatória. Porém, nenhum chá nesse mundo faz milagre. Para perder peso usado chás é necessário combinar chás com ação diurética ou termogênica com dieta saudável e exercícios físicos regulares.

Receitas com erva picão

Além dos benefícios que a gente já falou, descobrimos uma receita de bolinho de picão que é muito nutritiva e saborosa. Veja como é fácil prepará-la:

Ingredientes

  • 2 xícaras de folhas de picão;
  • 5 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 colher de chá de fermento;
  • 1 colher de amido de milho;
  • 3 ovos;
  • 1 colher de sopa de margarina;
  • ½ cebola picada;
  • Salsa, cebolinha e sal a gosto;
  • 1 colher de sopa de vinagre;
  • 1 xícara de água.

Como preparar

Coloque as folhas de picão, salsinha, cebola e a margarina em uma panela, refogue e reserve. Bata os ovos, junte a água, farinha de trigo e o sal e misture os ingredientes. Acrescente o vinagre e o amido de molho e misture. Junte todos os ingredientes e mexa até obter uma massa com consistência homogênea. Modele os bolinhos do tamanho que você desejar e frite com óleo quente.

Chá de picão

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 3 colheres de sopa de picão.

Como preparar

Leve a água ao fogo e coloque a erva quando a água começar a ferver. Apague o fogo, tampe a panela e aguarde 10 minutos. Coe e beba o chá sem adoçar.

Contraindicações e efeitos colaterais

Gestantes, mulheres amamentando, crianças e alérgicos à cafeína não podem consumir o chá. O principal efeito colateral do chá de picão é baixar drasticamente a pressão arterial.

Join the Conversation

3 Comments

  1. Incredible update of captcha solving package “XEvil 5.0”:

    Captcha breaking of Google (ReCaptcha-2 and ReCaptcha-3), Facebook, BitFinex, Bing, MailRu, SolveMedia, Hydra,
    and more than 12000 another categories of captcha,
    with highest precision (80..100%) and highest speed (100 img per second).
    You can use XEvil 5.0 with any most popular SEO/SMM software: iMacros, XRumer, SERP Parser, GSA SER, RankerX, ZennoPoster, Scrapebox, Senuke, FaucetCollector and more than 100 of other programms.

    Interested? You can find a lot of introducing videos about XEvil in YouTube.

    Free XEvil Demo available.

    See you later!
    P.S. A Huge Discount -30% for XEvil full version until 15 Jan is AVAILABLE! 🙂

    XEvil Net

  2. We are excited to have stumbled across the site, it’s exactly everything my friend and I have been searching for. The detailed information on this website is definitely appreciated and is going to help my friends and I quite a lot. It looks like everyone acquired a large amount of info concerning subjects on the site and other pages and information like wise show it. I’m not typically on the web most of the time but when I get a chance im always searching for this sort of factual information and others closely concerning it. I have a couple of my friends that have developed an interest in this because of all that I have learned about it and they are for sure to visit this site because it is such an excellent find. I’m also facsinated in government issues and how to deal with the drastic changes in politics. this week I have been checking these out romance novels best sellers novels online

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *