Melhorar e refrescar não são os únicos benefícios do chá de hortelã. As propriedades da bebida à saúde são tantos que você precisa conhecer. Mas, vamos falar também sobre os efeitos colaterais e contraindicações do chá de hortelã. Ah! Você também vai aprender a selecionar as folhas para extrair o melhor da bebida.
A antiga história da hortelã
Com 600 espécies, a hortelã vem da Ásia e é cultivada em todo o mundo. O pé mede de 15 cm a 1 metro e suas folhas são pequenas e ovais na cor verde-escuro. É fácil de cultivar e é uma erva resistente que aguenta várias condições climáticas, porém, a hortelã no frio extremo pode secar. A hortelã é uma das ervas medicinais mais usadas no mundo. Pode ser utilizada para fazer chá, sucos, pratos doces e salgados e ainda dá para fazer óleo essencial.
As propriedades são conhecidas desde há milhares de anos. Os árabes lavavam o chão com chá de hortelã antes de banquetes acreditando que isso abriria o apetite dos convidados. A hortelã também está ligada a mitologia grega. Há uma lenda que Zeus e Hermes transformaram a casa de um casal pobre em um palácio após terem feito uma refeição nessa residência que estava decorada com hortelã. Por conta desse episódio, a hortelã ficou conhecida como o “símbolo da hospitalidade” e “erva da amizade e do amor”. A erva também é citada na bíblia e era apresentada como dízimo.
Propriedades medicinais
O chá de hortelã é um dos chás mais consumidos. Rico em cálcio, ferro, potássio, fósforo e vitaminas B e C e com propriedades antissépticas, antifúngico e diurética, um dos benefícios do chá de hortelã mais conhecidos é facilitar a digestão. Beber uma xícara de chá após uma refeição pesada é bom porque a bebida facilita a produção e circulação da bile, líquido produzido pelo fígado que facilita a digestão das gorduras. E agora você conhecerá 11 benefícios do chá de hortelã para a saúde:
- Ameniza sintomas de problemas respiratórios
O menthol é a substância ativa da hortelã que ajuda no tratamento de problemas respiratórios. O chá de hortelã é bom para tosse e acaba com a febre porque faz você suar. Para potencializar os efeitos da hortelã, adicione mel ou gengibre quando a bebida estiver pronta.
- Fortalece o sistema imunológico
A vitamina C é uma substancia antioxidante, isso significa que ela tem poder de proteger as células dos radicais livres. Esses radicais livres são responsáveis pelo envelhecimento celular, fato que pode causar câncer.
- Alivia dores
Principalmente as dores de cabeça e cólicas menstruais, mas, a hortelã também é ótima para dores estomacais e musculares. Tomar 3 xícaras de chá de hortelã depois das principais refeições ajudam e muito no tratamento das dores.
- Acaba com a diarreia
Esse problema é causado por alimentos mal preparados e o chá de hortelã é uma opção de tratamento natural para diarreia. Beba 3 ou 4 xícaras do chá após as principais refeições e faça repouso de 10 minutos depois de ingerir a bebida.
- Reduz o colesterol ruim
O chá de hortelã reduz o colesterol ruim porque a erva estimula e melhora o fluxo da bile. Essa substância produzida pelo fígado quebra a gordura em pequenos fragmentos, facilitando a expulsão dela. Portanto, quem quiser evitar ou controlar o colesterol ruim deve tomar chá de hortelã, desde que houver aprovação do médico.
- Reduz dor de dente
Tomar o chá de hortelã é uma opção de tratamento natural para dor de dente, devido sua ação anti-inflamatória e propriedade sedativa. Você pode tomar a bebida, ou então, fazer bochechos com o chá frio.
- Ameniza acne e fortalece cabelo
Dá para amenizar o aspecto da acne com o chá de hortelã, mas, você também pode aplicar a mistura de chá de hortelã com mel na pele por 15 minutos e retirar com água morna. Agora, uma novidade: o chá de hortelã fortalece cabelo. A bebida melhora o fluxo sanguíneo no couro cabeludo e combate caspa e piolho. Para essa finalidade, massageie o couro cabeludo com chá de hortelã e lave o cabelo no outro dia.
- Qualidade do sono
Consumir 1 xícara de chá de hortelã 30 minutos antes de dormir melhora a qualidade do sono. Contudo, não assistir televisão e usar celular, computador e tablet na cama também ajuda a ter uma boa noite de sono.
- Relaxa os músculos
Quem pratica atividades físicas intensas sabe que os músculos ficam doloridos após os treinos. A ação anti-inflamatória do chá de hortelã ajuda na recuperação muscular após musculação e demais atividades.
Chá de hortelã emagrece?
O chá de hortelã ajuda a emagrecer porque a erva é rica em fibras, o que melhora o funcionamento do intestino e confere saciedade. Soma-se a isso o fato da hortelã limpar o organismo de toxinas e quebrar moléculas de gordura. Então, para o chá de hortelã fazer efeito na dieta de emagrecimento, você deve unir o chá a uma alimentação balanceada e atividades físicas regulares.
Como preparar chá
Basta colocar 500 gramas de hortelã em 1 xícara de água fervida. Deixe o recipiente tampado por 10 minutos, coe e beba em seguida. Se desejar, adoce com um pouquinho de mel. E para aproveitar todas as propriedades do chá, escolha folhas de hortelã bem verdinhas, faça apenas a quantidade que você precisa e não deixe o chá abafado por mais de 10 minutos.
Efeitos colaterais e contraindicações
A quantidade diária recomendada de chá de hortelã é de 3 a 4 xícaras. Se você ultrapassar isso, os efeitos colaterais são sonolência, dificuldade na absorção de ferro, redução dos batimentos cardíacos e tremores.
Já sobre as contraindicações, o chá de hortelã não é recomendado para gestantes, devido o risco de provocar contrações uterinas antes da hora e prejudicar o bebê. Para as mulheres que estão amamentando o recomendado é conversar com o médico antes de ingerir o chá . As pessoas com anemia não podem consumir a bebida, porque a hortelã atrapalha a absorção de ferro. Por fim, a bebida também é contraindicada para crianças menores de 5 anos.
Agora que você já sabe tudo, que tal preparar a bebida e aproveitar os 9 benefícios do chá de hortelã? E já que você adora chás, temos várias matérias sobre as propriedades medicinais dos chás!