Chá de Hortelã: Conheça os seus benefícios para a saúde

Melhorar e refrescar não são os únicos benefícios do chá de hortelã. As propriedades da bebida à saúde são tantos que você precisa conhecer. Mas, vamos falar também sobre os efeitos colaterais e contraindicações do chá de hortelã. Ah! Você também vai aprender a selecionar as folhas para extrair o melhor da bebida.

A antiga história da hortelã

Com 600 espécies, a hortelã vem da Ásia e é cultivada em todo o mundo. O pé mede de 15 cm a 1 metro e suas folhas são pequenas e ovais na cor verde-escuro. É fácil de cultivar e é uma erva resistente que aguenta várias condições climáticas, porém, a hortelã no frio extremo pode secar. A hortelã é uma das ervas medicinais mais usadas no mundo. Pode ser utilizada para fazer chá, sucos, pratos doces e salgados e ainda dá para fazer óleo essencial.

As propriedades são conhecidas desde há milhares de anos. Os árabes lavavam o chão com chá de hortelã antes de banquetes acreditando que isso abriria o apetite dos convidados. A hortelã também está ligada a mitologia grega. Há uma lenda que Zeus e Hermes transformaram a casa de um casal pobre em um palácio após terem feito uma refeição nessa residência que estava decorada com hortelã. Por conta desse episódio, a hortelã ficou conhecida como o “símbolo da hospitalidade” e “erva da amizade e do amor”. A erva também é citada na bíblia e era apresentada como dízimo.

Propriedades medicinais

O chá de hortelã é um dos chás mais consumidos. Rico em cálcio, ferro, potássio, fósforo e vitaminas B e C e com propriedades antissépticas, antifúngico e diurética, um dos benefícios do chá de hortelã mais conhecidos é facilitar a digestão. Beber uma xícara de chá após uma refeição pesada é bom porque a bebida facilita a produção e circulação da bile, líquido produzido pelo fígado que facilita a digestão das gorduras. E agora você conhecerá 11 benefícios do chá de hortelã para a saúde:

  1. Ameniza sintomas de problemas respiratórios

O menthol é a substância ativa da hortelã que ajuda no tratamento de problemas respiratórios. O chá de hortelã é bom para tosse e acaba com a febre porque faz você suar. Para potencializar os efeitos da hortelã, adicione mel ou gengibre quando a bebida estiver pronta.

  1. Fortalece o sistema imunológico

A vitamina C é uma substancia antioxidante, isso significa que ela tem poder de proteger as células dos radicais livres. Esses radicais livres são responsáveis pelo envelhecimento celular, fato que pode causar câncer.

  1. Alivia dores

Principalmente as dores de cabeça e cólicas menstruais, mas, a hortelã também é ótima para dores estomacais e musculares. Tomar 3 xícaras de chá de hortelã depois das principais refeições ajudam e muito no tratamento das dores.

  1. Acaba com a diarreia

Esse problema é causado por alimentos mal preparados e o chá de hortelã é uma opção de tratamento natural para diarreia. Beba 3 ou 4 xícaras do chá após as principais refeições e faça repouso de 10 minutos depois de ingerir a bebida.

  1. Reduz o colesterol ruim

O chá de hortelã reduz o colesterol ruim porque a erva estimula e melhora o fluxo da bile. Essa substância produzida pelo fígado quebra a gordura em pequenos fragmentos, facilitando a expulsão dela. Portanto, quem quiser evitar ou controlar o colesterol ruim deve tomar chá de hortelã, desde que houver aprovação do médico.

  1. Reduz dor de dente

Tomar o chá de hortelã é uma opção de tratamento natural para dor de dente, devido sua ação anti-inflamatória e propriedade sedativa.  Você pode tomar a bebida, ou então, fazer bochechos com o chá frio.

  1. Ameniza acne e fortalece cabelo

Dá para amenizar o aspecto da acne com o chá de hortelã, mas, você também pode aplicar a mistura de chá de hortelã com mel na pele por 15 minutos e retirar com água morna.  Agora, uma novidade: o chá de hortelã fortalece cabelo. A bebida melhora o fluxo sanguíneo no couro cabeludo e combate caspa e piolho. Para essa finalidade, massageie o couro cabeludo com chá de hortelã e lave o cabelo no outro dia.

  1. Qualidade do sono

Consumir 1 xícara de chá de hortelã 30 minutos antes de dormir melhora a qualidade do sono. Contudo, não assistir televisão e usar celular, computador e tablet na cama também ajuda a ter uma boa noite de sono.

  1. Relaxa os músculos

Quem pratica atividades físicas intensas sabe que os músculos ficam doloridos após os treinos. A ação anti-inflamatória do chá de hortelã ajuda na recuperação muscular após musculação e demais atividades.

Chá de hortelã emagrece?

O chá de hortelã ajuda a emagrecer porque a erva é rica em fibras, o que melhora o funcionamento do intestino e confere saciedade. Soma-se a isso o fato da hortelã limpar o organismo de toxinas e quebrar moléculas de gordura. Então, para o chá de hortelã fazer efeito na dieta de emagrecimento, você deve unir o chá a uma alimentação balanceada e atividades físicas regulares.

Como preparar chá

Basta colocar 500 gramas de hortelã em 1 xícara de água fervida. Deixe o recipiente tampado por 10 minutos, coe e beba em seguida. Se desejar, adoce com um pouquinho de mel. E para aproveitar todas as propriedades do chá, escolha folhas de hortelã bem verdinhas, faça apenas a quantidade que você precisa e não deixe o chá abafado por mais de 10 minutos.

Efeitos colaterais e contraindicações

A quantidade diária recomendada de chá de hortelã é de 3 a 4 xícaras. Se você ultrapassar isso, os efeitos colaterais são sonolência, dificuldade na absorção de ferro, redução dos batimentos cardíacos e tremores.

Já sobre as contraindicações, o chá de hortelã não é recomendado para gestantes, devido o risco de provocar contrações uterinas antes da hora e prejudicar o bebê. Para as mulheres que estão amamentando o recomendado é conversar com o médico antes de ingerir o chá . As pessoas com anemia não podem consumir a bebida, porque a hortelã atrapalha a absorção de ferro. Por fim, a bebida também é contraindicada para crianças menores de 5 anos.

Agora que você já sabe tudo, que tal preparar a bebida e aproveitar os 9 benefícios do chá de hortelã? E já que você adora chás, temos várias matérias sobre as propriedades medicinais dos chás!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *