alimentos ricos em Biotina

Biotina: Para que serve, benefícios e quando tomar

A biotina é uma vitamina que deve ser obtida diariamente através da alimentação. Por ser hidrossolúvel, ou seja, dissolvida em água, nosso corpo não consegue armazená-la. Assim, necessitando, de uma boa alimentação para manter a quantidade adequada em nosso corpo.

Como outras vitaminas do complexo B, a biotina ajuda no metabolismo das proteínas, gorduras e carboidratos, transformando esses nutrientes em energia ao nosso corpo. Ela é uma vitamina essencial para pessoas que praticam atividades físicas.

Confira as principais informações sobre essa vitamina que é importante para a nossa saúde e beleza.

O que é

A biotina é uma vitamina do complexo B (também chamada vitamina B7) encontrada em muitos alimentos. Ela ajuda a transformar os carboidratos, gorduras e proteínas nos alimentos que você ingere em energia de o seu corpo precisa.

Benefícios

A biotina serve para auxilar e manter saudável várias funções do nosso organismo. Confira alguns dos principais benefícios que ela possui.

  1. Mantém a pele, unhas e cabelos saudáveis – Quando nosso organismo é deficiente desta vitamina, alguns sintomas indesejados podem se manifestar visivelmente em nossa pele, unhas e cabelos.  Unhas quebradiças e cabelos fracos serão os sintomas mais comuns.
  2. Auxilia na absorção dos nutrientes – A biotina, em conjunto com as outras vitaminas do complexo B, desempenham um importante papel em converter os alimentos em fontes de energia.
  3. Equilibra o açúcar do sangue – As vitaminas do complexo B facilitam a produção de insulina, que é um hormônio responsável pela redução da taxa de glicose no sangue.
  4. Níveis de colesterol e triglicerídeos controlados – Quando presentes em nosso organismo em níveis adequados, ela auxilia no controle do nível de colesterol e triglicerídeos.
  5. Repara os tecidos – Ajuda no crescimento e manutenção dos tecidos musculares. Também é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da medula óssea (onde praticamente todas as células do sangue são produzidas).
  6. Apoia a função da tireóide – A biotina é importante para o adequado funcionamento da glândula tireóide. A glândula tireóide é responsável por regular a fome, o sono, nossa energia e até mesmo nossas dores.

Alimentos ricos em biotina

Para manter os níveis de suplementação desta vitamina é necessário de uma boa alimentação. Confira alguns alimentos ricos em biotina:

  • Ovo: uma unidade contém em média de 12 a 35 mcg
  • Fígado: 100 g de fígado cozido contém aproximadamente 37,7 a 41 mcg
  • Amendoim: 100 g de amendoim possui cerca de 38 mcg
  • Nozes: 100 g de nozes contém cerca de 39 mcg
  • Salmão: 100 g de salmão cozido possui entre 5 a 6 mcg
  • Banana: em uma unidade é possível encontrar cerca de 120 mcg
  • Abacate: uma unidade contém de 3 a 7 mcg

A biotina deve ser adquirida através de uma alimentação saudável. A deficiência desta vitamina é muito rara e geralmente ocorre em pessoas que estão hospitalizadas ou que possuem alguma doença grave.

Deficiência de biotina

A deficiência de biotina é um fenômeno raro nos dias atuais. Pessoas que seguem uma dieta quilibrada e saudável não terão dificuldade em obter biotina suficiente. Porém existem outros fatores que podem ser a causa de uma deficiência que não esta diretamente ligado à dieta.

Uma pessoa que esteja precisando consumir mais biotina em sua dieta pode apresentar os seguintes sintomas:

Erupções cutâneas na pele Queda capilar Olhos secos
Náusea Fadiga Insônia
Perde de apetite Depressão Convulsões
Dificuldade de andar Rachaduras na boca Sensação de queimação ou formigamento nos mãos e boca
Cabelos quebradiços Acidúria Conjutivite

Fonte: #1

Causas da deficiência de biotina

O principal motivo da coisa de deficiência de biotina é uma dieta pobre. Porém, outros motivos podem estar causando esta deficiência, entre eles, estão:

  • Medicamentos: antibióticos e anti-convulsivos podem ser o motivo da deficiência. Eles podem dificultar a absorvição de nutrientes pelo corpo. Alguns antibióticos podem matar bactérias boas que vivem em nosso estômago que produzem biotina naturalmente.
  • Alimentação intravenosa: pessoas que se alimentam vua intravenosa ou tubos podem sofrer com deficiência de certas vitaminas. Tomar suplementos até que a pessoa volte a se alimentar de alimentos sólidos pode resolver o problema.
  • Problemas intestinais: algumas doenças intestinais como doença de Crohn e colite podem ser causar deficiência.
  • Deficiência de biotinidase: é uma doença metabólica rara que pode ser o motivo da deficiência.
  • Distúrbios genéticos: alguns distúrbios genéticos como a deficiência de holocarboxilase sintetase, deficiência de transporte de biotina e fenilcetonúria podem levar a uma deficiência de biotina.

Como tomar

Você deve obter a biotina que você precise através da alimentação. Suplementos podem ser usados caso você não consiga ingerir os valores diários recomendados.

A quantidade de biotina que uma pessoa deve consumir vai depender muita da idade. Abaixo, fizemos uma tabela que mostra os valores diários recomendados.

Faixa etária Dose diária recomendada
Crianças com até 6 meses de idade 5 mcg
Crianças entre 6 e 12 meses de idade 6 mcg
Crianças entre 1 e 3 anos de idade 8 mcg
Crianças entre 4 e 8 anos de idade 12 mcg
Crianças entre 9 e 13 anos de idade 20 mcg
Adolescentes com idade entre 14 e 18 anos 25 mcg
Adultos com 19 anos ou mais 30 mcg
Mulheres grávidas 30 mcg
Mulheres amamentando 35 mcg

Fonte: #1

Conclusão

A biotina é uma vitamina importante para o nosso corpo. Ela é essencial para os nossos cabelos e unhas, além de ajudar nosso organismo de outras maneiras.

A vitamina B7 (o outro nome dela) pode ser obtida através do consumo de alimentos como bananas, fígados e ovos ou através de suplementação. Esquecer de incluir alimentos com biotina na sua dieta poderia causar alguns transtornos na saúde e por isso, seu consumo é mais do que recomendado.

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