O ácido fólico é umas das vitaminas que são normalmente adquiridas através de uma boa alimentação. O ácido fólico serve para ajudar na produção de novas células e, também, auxilia na prevenção de mudanças do DNA.
Como medicamento é usado para prevenir e tratar a deficiência de folato e certos tipos de anemias (falta de glóbulos vermelhos) causado por sua deficiência.
Benefícios
O ácido fólico traz diversos benefícios para nossa saúde, é um nutriente essencial para a manutenção da saúde. Veja algumas de suas funções:
- Ajuda a manter a mente saudável;
- Previne doenças cardíacas e AVC;
- Previne a perda da memória;
- Ajuda a tratar a Alzheimer;
- Previne a Osteoporose;
- Problemas do sono;
- Dores musculares;
- Controla a evolução do vitiligo;
- Mantem os cabelos saudáveis e melhora seu desenvolvimento;
- Durante a gravidez evita o aborto espontâneo e defeitos congênitos;
- Fortalece o sistema imunológico.
Principais fontes dietéticas
O ácido fólico está presente em vários grãos integrais, legumes, carnes e muito mais. Alguns dos alimentos que são ricos nesta vitamina são as lentilhas, espargos, brócolis, batata doce, gema de ovo, repolho, espinafre, laranja, feijão e aveia. Além desses alimentos, a nossa farinha de trigo no brasil é fortificada com ácido fólico, por isso não é comum ter deficiência desta vitamina.
Quando tomar suplementação de ácido fólico?
O consumo deve ser feito sempre sob orientação médica, normalmente o médico prescreve para casos de anemias ou para mulheres grávidas.
A maioria das pessoas (exceto as mulheres grávidas) deve ter o suficiente ácido fólico em suas dietas. Desde que, tenham uma alimentação saudável e balanceada.
Indicações
O ácido fólico é indicado para pessoas com anemia megaloblástica, anemia macrocítica, mulheres em período pré-gestacional, aleitamento, períodos de rápido crescimento. Ele também é indicado para pessoas que tomam medicamentos que causam deficiência de ácido fólico.