Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Chia

chiaVestir alguns números menores de roupas, poder colocar aquele biquíni sem medo e se sentir satisfeita com o próprio corpo, com certeza, é o sonho de diversas mulheres que lutam há tempos contra a balança. Só que, perder peso, não é tarefa simples e que pode ser concluída sem muitos esforços.

Chegar ao peso ideal, na verdade, exige extrema disciplina, mudança nos hábitos alimentares e a prática regular de exercícios físicos. Além deles, também é possível que você encontre uma ajuda em alimentos que potencializam os resultados finais da dieta. Sabe de qual estamos falando? Isso mesmo: a chia!

Chia: A grande aliada do emagrecimento

Em um primeiro momento, assim que olhamos para a chia, não imaginamos o seu poder de ajudar na dieta, já que ela não passa de uma simples semente. Mas, então, qual a sua relação com a perda de peso e redução de gorduras? A chia auxilia no emagrecimento por dois motivos: o primeiro é que, ao entrar em contato com a água, essa semente incha e fica até 10 vezes maior o seu peso original, isso dentro do organismo promove uma sensação de saciedade e, por isso, reduz a fome. Além disso, outra ação da chia no corpo é a aceleração do metabolismo que facilita a queima de gorduras.

Então a chia emagrece mesmo? Não, não confunda emagrecer com ajudar no processo de emagrecimento. Ela é ótima para mandar embora aquelas gordurinhas e reduzir a fome, porém, por si só não é capaz de diminuir o peso, já que é necessária uma dieta balanceada e saudável, além é claro, da prática de atividades físicas.

Outros benefícios da chia em relação ao emagrecimento

  1. Deixa a barriga chapada

Por acelerar o metabolismo, a chia acaba por aumentar a queima de gorduras do corpo, principalmente na região abdominal. Ou seja, o consumo dessa semente, mais alimentos saudáveis, e mais atividades físicas, podem proporcionar um efeito barriga chapada rapidamente.

  1. Ajuda a combater as rugas e a celulite

A chia possui ação anti-inflamatória, proporcionada pelo ômega 3, que ajuda a rejuvenescer a pele, combater rugas e a eliminar a celulite.

  1. Reduz a fome

Quando em contato com a água, a chia incha e dobra o seu peso original. Esse processo faz com que seja formado um tipo de gel dentro do estômago, o que proporciona uma sensação de saciedade por maior tempo, ou seja, há uma redução de apetite que te fará comer menos e se sentir satisfeita mais rapidamente.

  1. Deixa o intestino regulado

Quem deseja perder aqueles quilinhos extras na balança que incomodam tanto, sabe que o intestino preso é um grande problema que afeta o processo de emagrecimento. A chia, por sua vez, por conter um alto teor de fibras em sua composição, ajuda a regular o intestino e o mantem funcionando adequadamente. Dica: para ter resultados ainda melhores nesse quesito, também é recomendado que seja ingerido, pelo menos, 2 litros de água por dia.

  1. Ajuda a controlar a ansiedade

Quem sofre de crises de ansiedade sabe que não é fácil controlar a compulsividade por comer nesses momentos, já que a comida se torna uma “fuga” para se tranquilizar. Então aqui vai uma dica: a chia também ajuda a acalmar os nervos, controlar a ansiedade e ajuda no tratamento da depressão.

Como consumir a chia

Não é porque a chia ajuda no emagrecimento, que quanto mais ela for consumida mais benéfica ela será. Muito pelo contrário: ela é calórica e, por isso, deve ser ingerida moderadamente. O recomendado é a ingestão de apenas uma colher de sobremesa por dia, em torno de 25g, que tem cerca de 150 calorias.

Você pode consumir a semente (ou a farinha), a adicionando em sucos, leites, iogurtes, saladas ou porções de frutas. Em shakes também pode ser uma ótima opção. Vai de seu gosto e criatividade!